Table of Contents Table of Contents
XX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire Next Page
Information
Show Menu
XX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire Next Page

 




Sumário
702

Organização
34

Apresentação
37

Carolina Schenatto da Rosa
38

Fernanda dos Santos Paulo
38

Diandra dos Santos de Andrade
38

João Abel Pasini Leandro
38

Eixo 1: Paulo Freire e diálogos internacionais
39

A INTERNACIONALIZAÇÃO PELO HORIZONTE DA EDUCAÇÃO POPULAR NUMA EXPERIÊNCIA BRASIL-NICARÁGUA
41

Vilmar Alves Pereira
41

CAMPANHA DE ALFABETIZAÇÃO EM CUBA: PROXIMIDADES COM A PALAVRAMUNDO DE PAULO FREIRE
49

Ruander Cezar Alves
49

Kellen Lisandra Santos
49

CARTAS A OUTROS PROFESSORES: KUSCH, SARMIENTO E FREIRE
63

Daniela Corte Real
63

CARTAS A UNS PROFESSORES: JOSÉ MARTÍ E SAUL TABORDA
69

Daniela Corte Real
69

DIÁLOGOS ENTRE RANCIÈRE E PAULO FREIRE
73

Tyler Olsen
73

DIÁLOGOS INTERNACIONAIS ENTRE FREIRE E FIDEL: O REVOLUCIONÁRIO PODER DA EDUCAÇÃO PARA TODAS AS NAÇÕES
75

Carolina Schenatto da Rosa
75

Julieta Abba
75

Danilo Romeu Streck
75

FREIRESCAPE – UMA AVENTURA ENTRE OS PENSAMENTOS DE PAULO FREIRE
79

Lisiane Cézar de Oliveira
79

Claudio Cleverson de Lima
79

Eliane Schlemmer
79

LITERATURA E EDUCAÇÃO NOS PRESSUPOSTOS FREIRIANOS: POSSIBILIDADES A PARTIR DA INTERCULTURALIDADE
81

Mara Rosane Haubert Leonardo Camargo Lodi
81

O ESTAR COM O MUNDO: OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA E A INTERNACIONALIZAÇÃO
85

Cláudia Schiedeck Soares de Souza
85

O QUE FOI FAZER A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO NO “PRIMEIRO MUNDO”? UMA INVESTIGAÇÃO DA RECEPÇÃO DE PAULO FREIRE NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA REPÚBLICA FEDERATIVA DA ALEMANHA ENTRE 1970 E 2000
101

Angelita Dal Piva
101

PENSAMENTO DESCOLONIAL: REFLEXÕES A PARTIR DA OBRA DE FREIRE
109

Lucas Hoffmann
109

Diandra dos Santos de Andrade
109

Rodrigo Weber da Fontoura
109

PENSANDO A INTERNACIONALIZACÃO DO ENSINO SUPERIOR SOB UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL
113

Fernanda Acosta Funchal
113

Vilmar Alves Pereira
113

Eixo 2: Paulo Freire: memória, registro, identidade e acervo
119

CAMINHANDO NA EDUCAÇÃO POPULAR: REFLEXÕES ACERCA DA CRIATIVIDADE LIBERTADORA
121

Carla Verônica C. de Menezes
121

Anne Karoline Ramos Pessoa da Silva
121

Leonardo Alves da Silva
121

Agostinho Rosas
121

CARTA PEDAGÓGICA: RELATO DA MINHA EXPERIÊNCIA DE LEITURA DO LIVRO CARTAS A CRISTINA
135

Débora Peruchin
135

CÍRCULOS DE CULTURA NO RIO GRANDE DO SUL: RETOMANDO OLHARES SOBRE A PRESENÇA DE PAULO FREIRE
141

Mariana Parise Brandalise Dalsotto
141

EDUCAR PARA TRANFORMAR: PROJETO MEMÓRIA PAULO FREIRE
155

Viviane Maria dos Santos Brandão Pelliccioli
155

Élvio de Freitas Pereira
155

Maria Tereza Flain Petrini
155

MEMÓRIA DE UMA EDUCAÇÃO POPULAR: OS CÍRCULOS DE CULTURA NA “SEC” E NA SMEC”
157

Ângela Cristine Schulz
157

Cheron Zanini Moretti
157

MEMÓRIAS DE ALFABETIZADORAS DE MUNDOS
171

Mirele Pinheiro de Mello
171

Ana Felícia Guedes Trindade
171

O DIREITO FUNDAMENTAL DOS QUILOMBOLAS AO ACESSO AS TERRAS COMO FIRMAÇÃO DE SUA CIDADANIA
173

Angélica da Silva Pinto
173

Madaliza dos Santos Nascente
173

Vilmar Alves Pereira
173

O LEGADO FREIRIANO: UMA VIDA E OBRA NA, COM E PELA EDUCAÇÃO
185

Darlene Cabrera
185

Eliane Lima Piske
185

Luiz Fernando Minasi
185

PARA ALÉM DA EDUCAÇÃO: OS ESTUDOS DE PAULO FREIRE NA ADMINISTRAÇÃO
195

Carlos Eduardo Poerschke Voltz
195

PAULO FREIRE E A QUESTÃO DO EXÍLIO
209

Adilson Cristiano Habowski
209

Elaine Conte
209

Míriam Benites Rios
209

PRESENÇAS NA OBRA DE PAULO FREIRE: UM RECORTE ANALÍTICO
223

Nathália Bonow
223

Sandro de Castro Pitano
223

SER QUILOMBOLA NA ATUALIDADE, COMO O MEIO ACADEMICO PODE FORTALECER A AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE?
237

Madaliza dos Santos Nascente
237

Vilmar Alves Pereira
237

Marcel Jardim Amaral
237

Eixo 3: Paulo Freire e a educação profissional, técnica, tecnológica e superior
241

A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E OS PROCESSOS FORMATIVOS DOS PROFESSORES: A FORMAÇÃO DOCENTE NA SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO E AS TECNOLOGIAS
243

Lidiane Rocha dos Santos
243

Luciane Rocha Ferreira Pielke
243

A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DE INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
255

Vera Márcia Marques Santos
255

Alfredo Balduíno Santos
255

Kátia Alexandre
255

Layra Marques Santos
255

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE LÍDERES: CONTRIBUIÇÕES FREIRIANAS PARA PENSAR A LIDERANÇA ENQUANTO SUPERAÇÃO DA OPRESSÃO
271

Yasmim Burin
271

Lizandra Andrade Nascimento
271

A PRESENÇA DE PAULO FREIRE NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO IFRS
287

Cleiva Aguiar de Lima
287

Paulo Valério Saraçol
287

AÇÕES MULTIDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA PERSPECTIVA HUMANIZADORA DE INTERVENÇÃO
293

Nisiael de Oliveira Kaufman
293

DOS CÍRCULOS DE CULTURA AOS CÍRCULOS DE PAZ: APLICAÇÃO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO-CONVENCIONAIS
303

Ingrid Bays
303

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EJA NA FORMAÇÃO E NO TRABALHO DOCENTE: O PROEJA NA PAUTA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E IFs
309

Márcia Adriana Rosmann
309

Marcos José Andrighetto
309

EDUCAÇÃO SUPERIOR DE QUALIDADE NO CAMPO: ACESSO A TERRA E A PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL
323

Luis Pedro Hillesheim
323

Gelson Pelegrini
323

Daiane Loreto de Vargas
323

ENSINAR É UMA ESPECIFICIDADE HUMANA - A EXPERIÊNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA NO IFRS- CAMPUS SERTÃO
335

Alexandra Ferronato Beatrici
335

EXTENSÃO-PESQUISA-ENSINO: A REORIENTAÇÃO DO EIXO PEDAGÓGICO COMO EXPRESSÃO E FUNDAMENTO DE UMA UNIVERSIDADE TRANSFORMADORA
345

Simone Loureiro Brum Imperatore
345

Valdir Pedde
345

HISTÓRIAS QUE MERECEM SER CONTADAS: UM PROJETO QUE CONSTRÓI NARRATIVAS SOBRE EPISÓDIOS SIGNIFICATIVOS DAS VIDAS DE ESTUDANTES DO PROEJA NO IFSUL/CÂMPUS SAPUCAIA DO SUL
351

Suzana Trevisan
351

MOUNIER, PAULO FREIRE E O SER HUMANO INTEGRAL, A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA TECNOLÓGICA
367

Leonardo da Silva Cezarini
367

Alex Martins de Oliveira
367

O EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES (ENADE) E O ENTRE-LUGAR DA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA EM PAULO FREIRE
379

Rafael Vasconcelos Araújo
379

Ane Patrícia de Mira
379

TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DO PROEJA (2015-2017) DO IFRS CAMPUS PORTO ALEGRE: UMA AÇÃO FREIREANA QUE DÁ CERTO
385

Jaqueline Rosa da Cunha
385

UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO POPULAR NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA: O PROEJA FIC A PARTIR DA VOZ DOS SUJEITOS
399

Cléia Margarete Macedo da Costa Tonin
399

Eixo 4: Paulo Freire e a educação do campo: resistência e construção de alternativas
405

A ESCOLA PÚBLICA ESTATAL NO CAMPO DO CAMPO
407

Patricia Rutz Bierhals
407

A MEMÓRIA REFLEXIVA EM MOVIMENTO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
411

Munir Lauer
411

Carmem Albrecht da Silveira
411

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
411

EDUCAÇÃO DO CAMPO - FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO HORIZONTE DA PEDAGOGIA FREIREANA
417

Almir Paulo dos Santos
417

Jerônimo Sartori
417

Leandro Carlos
417

EDUCAÇÃO DO CAMPO
431

Síntia Maritis Hipólito Canilha
431

Silvana Maria Gritti
431

EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONCEPÇÕES E SABERES QUE NORTEIAM O CURRÍCULO ESCOLAR
437

Maria Lúcia Giozza Hernandes
437

Silvana Maria Gritti
437

EDUCAÇÃO DO CAMPO: CULTURA, SABERES E ESCOLARIZAÇÃO NO CONTEXTO RURAL DA GRANJA DO SALSO
443

Ariane Barrios Rodrigues
443

Eneusa Mariza Pinto Xavier
443

EDUCAÇÃO DO CAMPO E EDUCAÇÃO POPULAR: INTERCRUZAMENTOS
457

Isaura Isabel Conte
457

Catiane Cinelli
457

EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO: A PEDAGOGIA DO MOVIMENTO SEM TERRA NA CONSOLIDAÇÃO DAS POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
471

Guilherme Franco Miranda
471

José Vicente Lima Robaina
471

OS SABERES POPULARES E A EXPERIÊNCIA DOS POVOS DO CAMPO NA PERSPECTIVA FREIRIANA
487

Aline Mesquita Corrêa
487

PAULO FREIRE E AÇÃO CULTURAL DE DESCOLONIZAR O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
501

Maria Rosângela Pereira de Oliveira
501

Ozerina Victor de Oliveira
501

PROJETO EDUCAÇÃO PARA PESCADORES:10 ANOS DE ATUAÇÃO NO CONTEXTO DO CAMPO EM RIO GRANDE/RS
511

Vagner Viera de Souza
511

Sicero Agostinho Miranda
511

Elaine Corrêa Pereira
511

REFLEXÃO SOBRE A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A MÚSICA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL-EFASC
521

Simone Teresinha Mallmann
521

Cristiane Corneli
521

Eixo 5: Paulo Freire e os movimentos sociais, educação e trabalho
523

A CRISE DA EDUCAÇÃO NÃO É UMA CRISE É UM PROJETO
525

Anália B. M. de Barros
525

A INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA POMERANA – UM ESTUDO A PARTIR DA OBRA DE PAULO FREIRE COM ÊNFASE NO CONCEITO DE TOLERÂNCIA
541

Karen Laiz Krause Romig
541

Sandro de Castro Pitano
541

AÇÕES AFIRMATIVAS NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: ESTUDO COM BASE NO PROTAGONISMO DO MOVIMENTO NEGRO, NO PERÍODO DE 1988 A 2016
555

Lucas Caregnato
555

AFLUÊNCIA ENTRE EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTO SOCIAL: PRÉ-UNIVERSITÁRIOS POPULARES.
567

Vanessa Porciúncula
567

AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO PARA FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS NO CONTEXTO DA GESTÃO DE CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS
571

Thaís Gonçalves Saggiomo
571

Clara da Rosa Pereira
571

Anderson Pires de Souza
571

Lucia de Fátima Socoowski Anello
571

ESPAÇO DO SER MAIS VERSUS ESPAÇO DO SER MENOS: CONSTATAÇÃO DO QUE NÃO QUEREMOS PARA CONSEGUIRMOS O QUE QUEREMOS
583

Samuel Crissandro Tavares Ferreira
583

FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES E CAPACITAÇÃO DE MOVIMENTOS SOCIAIS: UM OLHAR TUTORIAL SOBRE A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE CIDADANIA
605

Fernanda Acosta Funchal
605

Vilmar Alves Pereira
605

FORMAÇÃO DOCENTE SOBRE GÊNERO A PARTIR DO DIÁLOGO: UM REFORÇO PARA A GESTÃO DAS PRÁTICAS
611

Vagner Moraes Farias
611

Juliana Brochado da Luz
611

Juliana Brandão Machado
611

INCENTIVANDO O FAIR TRADE NAS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES DE PEQUENO PORTE DE PROCESSAMENTO ARTESANAL DA REGIÃO DA QUARTA COLÔNIA DE IMIGRAÇÃO ITALIANA DO RS
625

Giovana Bianchini
625

Onorato Jonas Fagherazzi
625

MULHERES NEGRAS NA EJA: TRAJETÓRIAS DE RESISTÊNCIA NO CONTRAPONTO DAS MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS
637

Juliana Brochado da Luz
637

Juliana Brandão Machado
637

Driéle Luize Souza da Silva
637

MULHERES, AGROECOLOGIA E EMANCIPAÇÃO: APROXIMAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS FREIRIANAS NA EFASC
647

Cristina Luisa Bencke Vergutz
647

NUANCES DA PEDAGOGIA DA INDIGNAÇÃO NUMA NARRATIVA DESCRITIVA SOBRE A MINERAÇÃO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
661

Claudia Rekowsky Bistrichi
661

Gicelda Mara Ferreira da Silva
661

OS CONFLITOS E A PRODUÇÃO SOLIDÁRIA COMO MOMENTOS EDUCATIVOS: REFLEXÕES PARA UMA TEORIA DA AÇÃO DOS OPRIMIDOS
675

Carlos R. S. Machado
675

Tainara F. Machado
675

PROJETO MANAS NA ESCOLA
689

Maria Regina Vasconcelos
689

Sicero Agostinho Miranda
689

Vilmar Alves Pereira
689

REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE UM LEGADO DE PAULO FREIRE REINVENTADO PELAS FEMINISTAS NO RIO GRANDE DO SUL/BRASIL
693

Graziela Rinaldi da Rosa
693

Eixo 6: Paulo Freire: educação de jovens e adultos e alfabetização
707

A EDUCAÇÃO DE ADULTOS E A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO: EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA COMPARTILHAR (PMPA)
709

Denis Fernando Barcellos Angelo
709

Tanise Baptista de Medeiros
709

A INCLUSÃO DIGITAL NO PROEJA: PARA ALÉM DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
715

Ana Rosaura Moraes Springer
715

Andréa Ribeiro Gonçalves
715

Marcia Amaral Correa de Moraes
715

A MEMÓRIA DE EDUCANDOS DA EJA COMO FONTE PARA AULAS DE HISTÓRIA DO BAIRRO BOM JESUS EM PORTO ALEGRE
727

César Daniel de Assis Rolim
727

DIÁLOGOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DA ECOLOGIA COSMOCENA.
739

Daiane Ferreira Ferreira
739

Eliane Almeida de Souza
739

Vilmar Alves Pereira
739

EDUCAÇÃO DE JOVENS: EXPERIÊNCIAS DE POLÍTICA, SOLIDARIEDADE, LIBERDADE E REINVENÇÃO
749

Alexsandro dos Santos Machado
749

Irene Reis dos Santos
749

Sergio Gomes Camarú
749

REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DO PARECER 11/2000: UM DIÁLOGO ENTRE OS DADOS ESTATÍSTICOS OFICIAIS E A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO DE PAULO FREIRE
755

Márcia Taborda
755

SENTIMENTOS DE VALORIZAÇÃO DOS PESCADORES E PESCADORAS NO RETORNO A ESCOLA NO PROJETO EDUCAçÃO PARA PESCADORES
769

Sicero Agostinho Miranda
769

Elaine Corrêa Pereira
769

Vilmar Alves Pereira
769

Eixo 7: Paulo Freire e a educação popular (ambientes diversos)
781

A EDUCAÇÃO COMO PARTE DE UM PROJETO TRANSFORMADOR DA REALIDADE
783

André Luis Castro de Freitas
783

Luciane Albernaz de Araujo Freitas
783

A EXPERIÊNCIA DO PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR ESPERANÇA
795

Matheus Medeiros de Oliveira
795

Roberta Avila Pereira
795

Vilmar Alves Pereira
795

A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NA EXISTÊNCIA HUMANA PELO PRINCÍPIO DA EDUCAÇÃO POPULAR
801

Talia Luz Lacerda
801

Angélica da Silva Pinto
801

Marcel Jardim Amaral
801

Vilmar Alves Pereira
801

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PROFISSIONAL NUMA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR
803

Eliane Brandão da Silva
803

Graziela Luz dos Santos Tonet
803

Fernanda dos Santos Paulo
803

A LEITURA DA PALAVRAMUNDO E A FORMAÇÃO DO LEITOR: DIÁLOGOS COM A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE
815

Dirlei de Azambuja Pereira
815

Zuleyka da Silva Duarte
815

A PALAVRA-AÇÃO-REFLEXÃO NO PENSAMENTO FREIRIANO
817

Gabriel da Silva Barros
817

Luciane Albernaz de Araujo Freitas
817

André Luis Castro de Freitas
817

A PERSPECTIVA POPULAR NA ESCOLA PÚBLICA: ESCUTA SENSÍVEL E OLHARES AGUÇADOS AO CONTEXTO DOS ESTUDANTES
829

Patrícia Signor
829

Luiz Renato de Oliveira
829

ABISMO ENTRE AS FALAS: PROFESSORES E ALUNOS
841

Thífany Piffer
841

Luíza Zelinscki Lemos Pereira
841

CPPS: DEMOCRATIZAÇÃO DE ACESSO AO IFFAR- CAMPUS SÃO BORJA
847

Alexander da Silva Machado
847

Maria Teresinha Verle Kaefer
847

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: APONTAMENTOS SOBRE SUSTENTABILIDADE SOCIAL E ESTUDOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL POPULAR
857

Everton Fêrrêr de Oliveira
857

Vilmar Alves Pereira
857

DIVERSIDADE NA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO: UMA QUESTÃO DE AUTONOMIA E EDUCAÇÃO POPULAR
869

Priscila Giovanella Vivian
869

Ana Luisa Veroneze Solórzano
869

“DIZER A SUA PALAVRA”: UMA ANÁLISE SOBRE A EXPERIÊNCIA DOCENTE NO PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR ALTERNATIVA ATRAVÉS DE GRUPOS FOCAIS
875

Tatiane Fernanda Gomes
875

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E EDUCAÇÃO POPULAR: CÍRCULOS DE CULTURA ENTRE SITUAÇÕES LIMITES E INÉDITOS VIÁVEIS
881

Agostinho da Silva Rosas
881

EDUCAÇÃO POPULAR E NEUROCIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES POPULARES
897

Bruno Augusto Silva
897

Vilmar Alves Pereira
897

EDUCAÇÃO POPULAR E SEUS ATRAVESSAMENTOS
907

Maria Elisabete Machado
907

EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA PRÁTICA DA SAÚDE COLETIVA SOB A ÓTICA FREIRIANA
911

Lívia Biasuz Machado
911

EJA NO ESPAÇO PRISIONAL: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A EDUCAÇÃO NAS PRISÕES DO RS
913

Flavia L. P. Gonzales
913

ENSINO SUPERIOR: INCLUSÃO E PERMANÊNCIA DOS SETORES POPULARES
925

Adriana Salete Loss
925

Maria Geralda Oliver Rosa
925

Paulo Cesar Rocha Marinho
925

ETNOMATEMÁTICA E EDUCAÇÃO POPULAR: RESSIGNIFICANDO OS ENCONTROS DE MATEMÁTICA NO PRÉ-UNIVERSITÁRIO MAXXIMUS
937

Vanessa Silva da Luz
937

EXPERIÊNCIA SOCIAL E POLÍTICA ATRAVÉS DO PAIETS E A EDUCAÇÃO POPULAR
947

Nathali Miranda Lemos
947

Sicero Agostinho Miranda
947

Vilmar Alves Pereira
947

EXPERIÊNCIAS CONSTRUÍDAS NA ÁREA DE BIOLOGIA COM EDUCAÇÃO POPULAR: A POSSIBILIDADE DE UM ENSINO CRÍTICO
949

Fabiane Fagundes da Fonseca
949

EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO NA GESTÃO ESCOLAR: A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA É UMA DIMENSÃO DA EDUCAÇÃO POPULAR
953

Graziela Luz dos Santos
953

Eliane Brandão da Silva
953

Fernanda dos Santos Paulo
953

GEFEAP: A CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES (AS) POPULARES
969

Gabriel Pereira Silva
969

Lisiane Costa Claro
969

Vilmar Alves Pereira
969

MAS AFINAL, PARA QUE(M) SERVE(M) AS ESCOLAS? O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: AS ESCOLAS COMO ESPAÇOS FORMADORES DE RESIGNAÇÃO OU DE RESILIÊNCIA?
977

Alexandre Silveira Vergara
977

Denise Dalpiaz Antunes
977

O DIÁLOGO EM FREIRE: POSSIBILIDADE PARA UM ENSINO DE CIÊNCIAS CRÍTICO EMANCIPATÓRIO
991

Tierre Ortiz Anchieta
991

O DIREITO DE RECOMEÇAR PARA APENADOS DO PRESIDIO ESTADUAL DE JÚLIO DE CASTILHOS
997

Silvia Regina Montagner
997

O GRUPO PRÁXIS - PET CONEXÕES DE SABERES E O PROTAGONISMO DE SEUS BOLSISTAS NA CONSTRUÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL – CAMPUS ERECHIM
1003

Paulo Alberto Duarte Junior
1003

Rocheli Koralewski
1003

O QUE ALIMENTA O NOSSO ESPERANÇAR: CÍRCULOS DE CULTURA FREIREANOS
1009

Ana Laura Quadros
1009

Cristiane Tolfo
1009

O RPG NA GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DA EDUCAÇÃO POPULAR
1021

Alan Lucena de Lima
1021

PAIDEIA: EVASÃO EM UM PRÉ UNIVERSITÁRIO POPULAR EM TEMPOS DE GOLPE E RETIRADA DE DIREITOS – AINDA PODEMOS SONHAR!?
1033

Eduardo Dasso Rodrigues
1033

Roberta Avila Pereira
1033

Vilmar Alves Pereira
1033

O PAPEL DO ENSINO DE ESPANHOL NA EDUCAÇÃO POPULAR PRÉ-UNIVERSITÁRIA
1041

Francyelle Viana da Rosa
1041

Natalia Labella-Sánchez
1041

PARTICIPAÇÃO POPULAR E FORMAÇÃO PARA CIDADANIA: UM OLHAR FREIRIANO SOBRE O SISTEMA DE PARTICIPAÇÃO POPULAR E CIDADÃ DE CANOAS
1043

Paloma de Freitas Daudt
1043

PASTORAIS SOCIAIS E EDUCAÇÃO POPULAR: APROXIMAÇÕES DA EPISTEMOLOGIA FREIREANA COM A TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO
1053

Rocheli Koralewski
1053

PAULO FREIRE ANTI-METAFÍSICO: EXOTÉRICO E ESOTÉRICO
1059

Sérgio Ricardo Silva Gacki
1059

Patricia Rosi Prohmann
1059

PAULO FREIRE: MEMÓRIA ATUAL E NECESSÁRIA
1061

Sirlei Tedesco
1061

Aline Vivan
1061

Geraldo Antônio da Rosa
1061

POR UMA UNIVERSIDADE QUE ACOLHA AS GENTES!
1067

Luciane Rocha Ferreira Pielke
1067

PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR POVO NOVO: A BUSCA DA EMACIPAÇÃO SOCIAL
1073

Adriana Silveira Coronel
1073

Vilmar Alves Pereira
1073

REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO POPULAR A PARTIR DA PEDAGOGIA FREIREANA
1079

Carlos Alberto Xavier Garcia
1079

Simone Medeiros da Silva Garcia
1079

RISCOS, PERDAS E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO POPULAR NA (RE) CONSTRUÇÃO COLETIVA DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM MUNICÍPIOS BRASILEIROS
1085

Carlos Eduardo Moreira
1085

SAUDAÇÕES A PAULO FREIRE: LEIAM-SE ALGUMAS REALIDADES ATUAIS DESTE MUNDO!
1099

Gicelda Mara Ferreira da Silva
1099

UM PACTO PARA APRENDER
1105

Adelmar Alberto Carabajal
1105

UMA LEITURA A PARTIR DE PAULO FREIRE: POLÍTICAS EDUCACIONAIS E REFORMA DO ESTADO – QUAL O LUGAR DA EDUCAÇÃO POPULAR?
1113

Fernanda dos Santos Paulo
1113

Lidiane Rocha dos Santos
1113

VIVÊNCIAS DE UM EDUCADOR POPULAR EM SUA COMUNIDADE TRABALHADORA
1123

Murilo Alcântara Barcelos
1123

Roberta Ávila Pereira
1123

Vilmar Alves Pereira
1123

Eixo 8: Paulo Freire e a formação de professores(as)
1129

A ALFABETIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE LIBERTAÇÃO (EMANCIPAÇÃO) DO SUJEITO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PAUTA
1131

Franciele Fátima Marques
1131

Tainam Gabriele Pereira Guisso
1131

Cristian Fátima Stakonski
1131

A FEIRA DE CIÊNCIAS NA ESCOLA PÚBLICA: AÇÕES PARA A PROMOÇÃO NA DOCÊNCIA E NA DISCÊNCIA DA PESQUISA COMO UM ATO COLETIVO E DEMOCRÁTICO
1143

Mônica da Silva Gallon
1143

Jonathan Zotti da Silva
1143

Ana Paula Pereira da Costa Debus
1143

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPETIVA DA GESTÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA PRÁXIS DOCENTE
1157

Jorge Antônio de Oliveira Satt
1157

Ida Letícia G. da Silva
1157

AÇÕES DE PESQUISA PARA LER PAULO FREIRE NA ATUALIDADE
1167

Ana Maria Saul
1167

Alexandre Saul
1167

Fernanda Quatorze Voltas
1167

CARTA A QUEM OUSA RESISTIR
1179

Eliane Renata Steuck
1179

Márcia Pereira Silva
1179

Márcia Madeira Malta
1179

CARTA PEDAGÓGICA - ESCRITA DE UM COLETIVO DE EDUCADORES (AS)
1185

Ida Letícia Gautério da Silva
1185

Jorge Antônio de Oliveira Satt
1185

Daiane Leal da Silva3
1185

Daniele Borges4
1185

Menetem Ferreira Vieira5
1185

CÍRCULOS DIALÓGICOS INVESTIGATIVO-FORMATIVOS: PESQUISA-AUTO (TRANS)FORMAÇÃO COM PROFESSORES
1191

Nisiael de Oliveira Kaufman
1191

Larissa Martins Freitas
1191

Melissa Noal da Silveira
1191

Caroline da Silva Santos
1191

Luiz Renato de Oliveira
1191

Celso Ilgo Henz
1191

COM A PALAVRA A EDUCAÇÃO INDÍGENA
1195

Ana Lúcia Castro Brum
1195

Magali Mendes de Menezes
1195

COMO DIALOGAR DE FORMA PROBLEMATIZADORA COM OS PROFESSORES SOBRE O GOLPE DE ESTADO DE 2016 NO BRASIL?
1209

Fábio da Purificação de Bastos
1209

Gomercindo Ghiggi
1209

“CULTURA DO SILÊNCIO”, EXPRESSÃO DA COLONIALIDADE?
1219

Camila Wolpato Loureiro
1219

Alan Ricardo Costa
1219

DISCUSSÕES SOBRE PRINCÍPIOS EPISTEMOLÓGICOS NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO IF FARROUPILHA SEGUNDO FREIRE E OUTROS AUTORES
1225

Samuel Müller Forrati
1225

Eliane de Lourdes Felden
1225

Anderson Daniel Stochero
1225

DISTINTOS ENCONTROS: EDUCADORA ESCOLAR E EDUCADORA SOCIAL EM ESPAÇO FREIREANO PRODUTIVO
1241

Mirele Pinheiro de Mello
1241

Graziela Badaraco Costa
1241

FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES QUE SE CONSTITUEM ATRAVÉS DA REFLEXÃO E DA AÇÃO
1247

Cátia Regina de Araújo Trindade
1247

Elisângela da Rosa Soares Barreto
1247

FORMAR E SE FORMAR NO CURSO DE PEDAGOGIA: É ISSO MÁRCIA?
1253

Taís Schmitz
1253

Márcia Regina Pisoni Queiroz
1253

O ATO POLÍTICO DE EDUCAR: UM CONVITE AO JOVEM EDUCADOR A LER PAULO FREIRE
1263

Carlos Eduardo Poerschke Voltz
1263

O INCABAMENTO COMO CONDIÇÃO ONTOLÓGICA PARA AUTO(TRANS)FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES
1269

Joze Medianeira dos Santos de Andrade Toniolo
1269

Celso Ilgo Henz
1269

PAPEL DO PEDAGOGO: ENCHARCADAS COM/EM PAULO FREIRE
1281

Eliane Lima Piske
1281

Pâmela Saraiva Miranda
1281

Narjara Mendes Garcia
1281

PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: COMPROMISSOS E ESTRATÉGIAS INSTITUCIONAIS NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA
1291

Dayane Flores da Silva
1291

Eliane de Lourdes Felden
1291

PESQUISA-FORMAÇÃO E PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: DA AUTOFORMAÇÃO DO EDUCADOR
1305

Adriana Salete Loss
1305

Mônica Riet Goulart
1305

REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
1319

Leda Salete Ferri Nascimento
1319

Simone Silva Alves
1319

Vitor Garcia Stoll
1319

RELAÇÃO ORIENTADORA E ORIENTANDAS: UM DIÁLOGO COM QUEM OUSA ENSINAR E APRENDER
1331

Micheli Silveira de Souza
1331

Maria Elisabete Machado
1331

Eixo 9: Paulo Freire: políticas públicas e a gestão educacional
1337

A PRESENÇA DE PAULO FREIRE NAS ONGs DE ATENDIMENTO À CRIANÇAS E ADOLESCENTES: O CASO DO SCFV DE PORTO ALEGRE
1339

Karine dos Santos
1339

Melissa Lemos de Matos
1339

CARTA DE RESISTÊNCIA AOS COLEGAS EDUCAD@RES
1345

Karine Piaia
1345

Cyntia Castoldi Destri
1345

Cátia Regina Kaspary
1345

CARTA PEDAGÓGICA RODAS DE DIÁLOGO: REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DO GESTOR ESCOLAR NA ERA DIGITAL
1349

Eliane Soares da Silva
1349

CARTA PEDAGÓGICA DE INDIGNAÇÃO E RESISTÊNCIA PELA EDUCAÇÃO
1355

Alana Morari
1355

Felipe Gustsack
1355

Joaquim Rauber
1355

CONTRIBUIÇÕES E REFLEXÕES DE PAULO FREIRE NA INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA COMUM
1361

Naiara Greice Soares
1361

Guacira de Ávila Javornik
1361

CRÍTICA A PAULO FREIRE E A PONTE PARA UMA PARCERIA DE REGULAÇÃO IDEOLÓGICA.
1375

Verônica Ventorini Ferreira
1375

Henrique de Souza
1375

Márcia Ecoten
1375

DESIGUALDADE SOCIAL NA EDUCAÇÃO LATINO AMERICANA
1379

Carolaine Kirch
1379

João Victor da Silva Vaiceulionis
1379

DESMISTIFICANDO O PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO” ATRAVÉS DE OBRAS DE PAULO FREIRE
1381

João Abel Pasini Leandro
1381

EXPERIÊNCIA NO PROJETO DESAFIOS NA FORMAÇÃO DA EJA: HORIZONTES PARA DIVERSIDADE E INCLUSÃO SOCIAL
1383

Filipe Botelho Soares Dutra Fernandes
1383

FREIRE: DIALÉTICA, EDUCAÇÃO POPULAR E POLÍTICA
1389

Deloíze Lorenzet
1389

Felipe Andreolla
1389

GESTÃO E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO HUMANIZADORA
1401

Daianny Madalena Costa
1401

Ronaldo Kuhnen
1401

HUMANISMO EM PAULO FREIRE: NOVO PARADIGMA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA CONTEMPORÂNEA
1411

Ane Patrícia de Mira
1411

Carolina Schenatto da Rosa
1411

INQUIETAÇÕES DA DIRETORA GERAL DE UMA ESCOLA DA REDE JESUÍTA DE EDUCAÇÃO
1427

Rosemere Impéres Lira
1427

O DIÁLOGO COMO EIXO METODOLÓGICO NA GESTÃO DA EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO/RS
1431

Adriano José Hertzog Vieira
1431

Bernadete Maria Dalmolin
1431

Márcio Tascheto da Silva
1431

O ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO E A AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL
1437

Simone Beatriz Rech Pereira
1437

Andréia Morés
1437

O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) A PARTIR DE QUESTÕES E INFLUÊNCIAS FREIRIANAS
1443

Gabriel Nunes Ramos
1443

POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO SOCIAL NO SUAS
1449

Marta de Borba
1449

Paulo Orlando Oliveira Pinheiro
1449

PRÁTICAS DE GESTÃO DEMOCRÁTICAS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA: APROXIMAÇÕES COM PAULO FREIRE
1453

Almir Paulo dos Santos
1453

Moises Marques Prsybyciem
1453

Simone Viscarra
1453

Eixo 10: Paulo Freire e as práticas educativas na educação básica
1459

A CAMINHO DO CÉU: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NA LOMBA DO PINHEIRO
1461

Marco Mello
1461

Aline Lima
1461

Janderson Alex Gonçalves
1461

A CORDA E A CAÇAMBA: RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES NA PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS
1483

Marco Mello
1483

A DISTORÇÃO DA IDADE SÉRIE NA ESCOLA ZANDONÁ
1505

Daiane Zanchin
1505

Bárbara Nicola Zandoná
1505

Marivete Alievi
1505

a identidade da JUVENTUDE NA Colônia DE PESCADORES Z3: A Influência histórica e cultural no educando
1509

Alex Sandro de Castro Garrido
1509

Vanderley Pimentel
1509

Fábio André Sangiogo
1509

A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL O ENSINO ATRAVÉS DA PESQUISA
1521

Sandra Lilian Silveira Grohe
1521

Laudete de Brito
1521

CARTA PEDAGÓGICA A PROPOSTA POLÍTICA PEDAGÓGICA DA EMEF EM TEMPO INTEGRAL PROF. VALDIR CASTRO: DIÁLOGOS COM A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO
1535

Nitéri Ferreira Vieira
1535

ACOLHIDA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA A PARTE INICIAL DE UMA AULA: FOCO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
1541

Sastria de Paula Rodrigues
1541

Bento Selau
1541

ALFABETIZAÇÃO EM CLASSES POPULARES: EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO EXERCÍCIO DE AUTORIA, SUBJETIVAÇÃO E LIBERDADE
1553

Maria de Fátima de Lima das Chagas
1553

CARTA PEDAGÓGICA SOBRE O DIÁLOGO NA ESCOLA
1569

Angelita Carla Alves Pereira
1569

Ana Lúcia Souza de Freitas
1569

CONSCIENTIZAÇÃO, ESPERANÇAR E LIBERTAÇÃO: (Re)Encontros com Paulo Freire
1575

Celso Ilgo Henz
1575

Ivani Soares
1575

CURIOSIDADE E CONSCIÊNCIA PARA FREIRE: UMA MARATONA PELA TRÍADE DO CONHECIMENTO NO COTIDIANO ESCOLAR
1589

Cineri Fachin Moraes
1589

DA LEITURA DO MUNDO À LEITURA DA PALAVRA: CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA A PARTIR DA LEITURA DE POESIA NO ENSINO MÉDIO
1603

Rosana Andres Dalenogare
1603

Flávia Brocchetto Ramos
1603

José Edimar de Souza
1603

DE OLHO NA MÍDIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
1613

Maria de Lourdes Mossmann
1613

Ivete Terezinha Zandoná
1613

Roseclei Neuhaus
1613

DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO EM PAULO FREIRE
1617

Luzia Lopes
1617

Moacir Fernando Viegas
1617

DESMISTIFICANDO PAULO FREIRE: REVITALIZANDO A LEITURA DE PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
1623

Thaís Cauzzi Ramilho
1623

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ENSINAR NÃO É TRANSFERIR CONHECIMENTO
1629

Thamiris Izidoro da Silva
1629

EDUCAÇÃO POPULAR E O DIÁLOGO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA FREIREANA
1641

Cláudia Maria Seger
1641

Diovanela Liara Schmitt
1641

Hedi Maria Luft
1641

ENSINO MÉDIO NO BRASIL ATUAL: ENTRE OS LIMITES E OS DESAFIOS PARA UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO, CRÍTICO E AUTÔNOMO DOS SUJEITOS DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
1647

Nilson Carlos da Rosa
1647

EXPECTATIVAS REPUBLICANAS BRASILEIRAS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR BÁSICA DE QUALIDADE
1661

Laís Basso
1661

O FRACASSO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: FATORES ASSOCIADOS À FAMÍLIA, ESCOLA E SOCIEDADE
1673

Nandjara Novo Castro
1673

INTERVENÇÕES NO LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM E SUA RELAÇÃO COM ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA
1687

Tais Rosa da Silva
1687

LINGUAGEM E CONSTRUÇÃO DO SUJEITO NA PEDAGOGIA FREIREANA
1701

Elisiana Tischler Noedel
1701

Cênio Back Weyh
1701

O INCENTIVO DA LEITURA PARA CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS
1711

Amanda Jasmin dos Santos Avila
1711

Júlia Estefani Alves
1711

Taila Tais Boniatti
1711

O PRAZER E O GOSTO DA LEITURA E ESCRITA COM A TURMA 2º ANO: EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS A PARTIR DE PAULO FREIRE
1723

Angela Aparecida do Nascimento
1723

O QUE VOCÊ QUER QUANDO CRESCER? ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: PROJETOS DE VIDA EM BUSCA DO SER MAIS
1733

Sabrina Burin
1733

Lizandra Andrade Nascimento
1733

PARTICIPAÇÃO EM PAULO FREIRE
1749

Matheus Freire de Oliveira Couto
1749

PAULO FREIRE E O PROCESSO EDUCACIONAL: UM PENSAMENTO PARA A TRANSFORMAÇÃO
1761

Maickelly Backes de Castro
1761

Simone Zientrski
1761

Cênio Back Weyh
1761

PRÉ-FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E ARTICULAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM A ESCOLA
1775

Gabriela Silva Pereira
1775

Ana Lúcia Souza de Freitas
1775

PROJETO EDUCAR PARA UM MUNDO MELHOR: DIALOGANDO SOBRE A IGUALDADE E A LUTA DAS MULHERES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
1781

Gabriela Teixeira Gomes
1781

Karina Santana Fonseca Rodrigues
1781

Júlio César Madeira
1781

Maria Cristina Madeira
1781

PROJETOS DE INICIAÇÃO À PESQUISA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO LIBERTADORA NA ESCOLA ZANDONÁ
1791

Angela Barbara Rossetto
1791

Maiara Mozer
1791

Eixo 11: Paulo Freire em diálogo com outros(as) autores(as)
1797

A APROXIMAÇÃO DOS DIÁLOGOS ENTRE PAULO FREIRE E BELL HOOKS
1799

Luíza Zelinscki Lemos Pereira
1799

Thífany Piffer
1799

A CULTURA COMO INSTRUMENTO DE LIBERTAÇÃO: A PASSAGEM DA CONSCIÊNCIA INGÊNUA À CONSCIÊNCIA CRÍTICA
1803

Shirlei Alexandra Fetter
1803

Raquel Karpinski
1803

A FIAÇÃO DA ESCRITA FREIREANA PELO FEMININO DO SUL: FIAÇÕES-DESFIAÇÕES-FIAÇÕES NAS OBRAS LEITURAS DE PAULO FREIRE E PEDAGOGIA DA CONSCIENTIZAÇÃO
1815

Ana Felícia Guedes Trindade
1815

Marina Galvão
1815

A PRÁXIS PEDAGÓGICA PARA A REALIZAÇÃO DAS UTOPIAS: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE ERNST BLOCH E PAULO FREIRE
1827

Rafael de Brito Vianna
1827

CARTA PEDAGÓGICA - SOBRE O ESTADO DO CONHECIMENTO DO EIXO TEMÁTICO PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS AUTORES E AUTORAS
1831

Ana Lúcia Souza de Freitas
1831

DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS ENTRE PAULO FREIRE, IVAN ILLICH E A PEDAGOGIA LIBERTÁRIA
1837

Carlos Roberto da Silva Machado
1837

Horácio Rodrigo Souza Rodrigues
1837

Leonardo Leite da Cunha
1837

EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E EDUCAÇÃO POPULAR: UM DIÁLOGO ENTRE GOHN E FREIRE
1851

Thiago Ingrassia Pereira
1851

FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL E EDUCAÇÃO POPULAR: APROXIMAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS ENTRE FREIRE E MERLEAU-PONTY
1863

Luciane Rocha Ferreira Pielke
1863

O SENTIDO DA PALAVRA EM PAULO FREIRE NO DIÁLOGO COM AUTORES
1879

Carmem Lucia Albreht da Silveira
1879

Munir José Lauer
1879

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
1879

PAULO FREIRE E FLORESTAN FERNANDES: UM PENSAMENTO CRÍTICO E DE RESISTÊNCIA AO AUTORITARISMO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
1885

Simone Zientarski
1885

Maickelly Backes de Castro
1885

Cênio Back Weyh
1885

PAULO FREIRE E FRANCISCO JULIÃO: QUANDO DOIS CAMINHOS SE ENTRECRUZAM
1897

Éder da Silva Silveira
1897

Falconiere Leone Bezerra de Oliveira
1897

Amanda Assis de Oliveira
1897

PAULO FREIRE E HANNAH ARENDT PENSAR E CONHECER O MUNDO
1903

Lizandra Andrade Nascimento
1903

Gomercindo Ghiggi
1903

PAULO FREIRE E JEAN PIAGET SOBRE MORAL: QUESTÕES DO RESPEITO
1941

Sabrina Sacoman Campos Alves
1941

Adrian Oscar Dongo-Montoya
1941

PAULO FREIRE E MÁRIO OSÓRIO MARQUES: UM LEGADO DE EDUCAÇÃO HUMANIZADORA
1955

Antônio Carlos Amaral
1955

Milton César Gerhardt
1955

Walter Frantz
1955

POLITICIDADES AUDIOVISUAIS: DE RANCIÉRE A FREIRE E O ENSINO DE HISTÓRIA DO CINEMA BRASILeiRO
1967

Juliano Rodrigues
1967

QUE DIÁLOGO PODEMOS ESTABELECER ENTRE PAULO FREIRE, ÁLVARO VIERA PINTO E PIERRE RABARDEL
1979

Ana Maria Marques Palagi
1979

Eixo 12: Paulo Freire e educomunicação
1985

A DIALOGICIDADE EM PAULO FREIRE: DESAFIOS À ERA DIGITAL
1987

Adilson Cristiano Habowski
1987

Natália de Borba Pugens
1987

Elaine Conte
1987

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCOMUNICAÇÃO ATRAVÉS DA OFICINA “MÍDIAS A SERVIÇO DA AUTORIA EM SALA DE AULA”
2001

Claudia Regina da Silva
2001

Débora Gallas Steigleder
2001

Jamille Almeida da Silva
2001

BRINCAR E EDUCAR: REFLETINDO SOBRE OS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA)
2005

Maria Augusta Martinazzo Bortoluzzi
2005

Caroline Rupollo
2005

Romulo Tondo
2005

COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: A EDUCOMUNICAÇÃO COMO PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO
2009

Romulo Tondo
2009

Patrícia Signor
2009

DIÁLOGOS POSSÍVEIS: DA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE À TECNOLOGIA DIGITAL
2021

Tatiana Araujo de Lima
2021

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: NEM DIVINIZAR, NEM DIABOLIZAR
2027

Márcia Adriana Rosmann
2027

Leonardo Matheus Pagani Benvenutti
2027

Evandro de Godoi
2027

A EDUCOMUNICAÇÃO E O RECONHECIMENTO DE AUTORIA: UM OLHAR SOBRE O PROTAGONISMO DO ESTUDANTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
2037

Luciana Oliveira
2037

Júlia Pereira Damasceno de Moraes
2037

Vanice dos Santos
2037

RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCOMUNICAÇÃO COMO PRÁXIS PARA UMA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
2051

Evelin de Oliveira Haslinger
2051

Eixo 13: Paulo Freire: educação, saúde e cidadania
2057

A ‘CARTA’ PARA O MENINO; ‘PEDAGÓGICA’ PARA MIM
2059

Camila Silva
2059

Mariana Ness
2059

Dilmar Xavier da Paixão
2059

A “OBRA DE ARTE” - EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
2065

Janaína Terra
2065

Mariana Ness
2065

Thailine Theis
2065

Dilmar Xavier da Paixão
2065

A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE, O PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO, DOS PROFISSIONAIS E À ANEMIA FALCIFORME
2075

Marcel Jardim Amaral
2075

Vilmar Alves Pereira
2075

Lais Braga Costa
2075

Angélica da Silva Pinto
2075

Talia Luz Lacerda
2075

Madaliza dos Santos Nascente;
2075

Eliane Almeida de Souza
2075

Eduardo Galarraga Melgar Junior
2075

A PSICOLOGIA E A PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA: PERCEPÇÕES, LIMITES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO PARA CIDADANIA
2077

Francine Nunes Pereira
2077

Luise Toledo Kern
2077

CONSTRUINDO CAMINHOS NOS ESTÁGIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO
2091

Rodrigo Moers
2091

Cineri Fachin Moraes
2091

DISCENTES INFREQUENTES: CADÊ A AMOROSIDADE?
2109

Nilva Xavier da Silva
2109

Dilmar Xavier da Paixão
2109

Renata da Silva Vier
2109

EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PERFIL DE SAÚDE DE ADOLESCENTES RESIDENTES EM UMA REGIÃO DE EXTREMA POBREZA
2119

Márcia Cançado Figueiredo
2119

Kátia Valença Leandro Correa da Silva
2119

Priscila Silva
2119

EDUCAÇÃO EM SAÚDE: VIVÊNCIAS EM TERRITÓRIOS DA REGIÃO SUL DE PORTO ALEGRE, RS, BRASIL
2125

Carmen Lúcia Mottin Duro
2125

Kátia Valença Correia Leandro da Silva
2125

Kamila Pazza
2125

Laura Castilla Rodriguez
2125

Ana Laura dos Santos Magrini
2125

Eliane Valejo Barreto
2125

A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE, O PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO, DOS PROFISSIONAIS E À ANEMIA FALCIFORME
2127

Marcel Jardim Amaral
2127

Vilmar Alves Pereira;
2127

Lais Braga Costa
2127

Angélica da Silva Pinto
2127

Talia Luz Lacerda
2127

Madaliza dos Santos Nascente
2127

Eliane Almeida de Souza
2127

Eduardo Galarraga Melgar Junior
2127

EXPERIÊNCIA DE NOVO MODELO DE DIÁLOGO COM ADOLESCENTES EM RECLUSÃO
2129

Nathalia Lima Pereira
2129

Karla Tatiane Viana
2129

Erica Rosalba Mallmann Duarte
2129

LINGUAGEM E CONSTRUÇÃO DO SUJEITO NA PEDAGOGIA FREIREANA
2135

Elisiana Tischler Noedel
2135

Cênio Back Weyh
2135

O BEM VIVER NA SALA DE ESPERA: há como prescrever a comunicação informal na base humana e da pessoalidade?
2145

Nathalia Lima Pereira
2145

Mariana Ness
2145

Dilmar Xavier da Paixão
2145

PARADIGMA ECOSSISTÊMICO NO ENSINO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
2155

Daize Duarte Sampaio
2155

Cibele Schwanke
2155

PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL
2169

Marlete Nunes Gomes Beiró
2169

Lúcio Jorge Hammes
2169

PONTOS DE VIDA: PRODUÇÃO DE AMBIENTES AFETIVOS E DE CUIDADO
2179

Dionéia Regina de Moraes
2179

Janine Neves
2179

Marilene Alves Lemes
2179

PRÁTICAS INTEGRATIVAS EM SAÚDE: UMA CARTA PEDAGÓGICA DA INTERIORIDADE GEOGRÁFICA AO INTERIOR HUMANO
2185

Camila Giron
2185

Dilmar Xavier Paixão
2185

RODA DE CONVERSA SOBRE O CUIDADO EM SAÚDE COM ADOLESCENTES INTERNAS
2191

Rodrigo da Silveira
2191

Nathalia Lima Pereira
2191

Karla Tatiane Viana
2191

Samara Fortunato Cardoso
2191

Bruna Pereira Meneghetti
2191

Dandara Schmaltz Coutinho
2191

Erica Rosalba Mallmann Duarte
2191

Carmen Lúcia Mottin Duro
2191

SABERES FALADOS
2195

Marilene Alves Lemes
2195

Ana Paula Seger
2195

Lia Andrade
2195

TECNOLOGIAS NA SAÚDE E NA EDUCAÇÃO: PROBLEMATIZANDO REFLEXÕES PARA ALÉM DO “A FAVOR” OU “CONTRA”
2201

Ronaldo Rossi Ferreira
2201

Dilmar Xavier da Paixão
2201

Eixo 14: Paulo Freire: arte e cultura popular
2207

A ECOLOGIA COSMOCENA E A RELIGIOSIDADE DE MATRIZ AFRICANA NO FÓRUM PAULO FREIRE: ARTE E CULTURA POPULAR NOS TERREIROS NO SÉCULO XXI
2209

Eliane Almeida de Souza
2209

Vilmar Pereira Alves
2209

Marcel Jardim Amaral
2209

DA “LEITURA” DO MUNDO DO ALUNO PAULO FREIRE ÀS LIÇÕES DE COISAS, DO SÉCULO XIX: UMA CRÍTICA PERMANENTE ÀS “LIÇÕES DE LEITURA”
2211

Luiz Gonzaga Gonçalves
2211

O SOM É MASSA! PROJETO ADOTE UM COMPOSITOR NA EJA ACOLHE RAUL ELLWANGER
2223

André Machado
2223

Marco Mello
2223

Jaciara Kern
2223

Rita Viero
2223

Eixo 15: Paulo Freire e as infâncias
2241

A CASA E O MUNDO LÁ FORA: PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS
2243

Ana Felícia Guedes Trindade
2243

Cristiane dos Santos Alves
2243

Fernanda Poletto
2243

A CONSTRUÇÃO DA DIALOGICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A LINGUAGEM E AS RODAS DE CONVERSA
2255

Janaína Horn Schmidt
2255

A CRIANÇA AUTONÔMA: REFLETINDO AS CONTRIBUIÇÕES DE FREIRE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
2261

Luciana Rita Bellincanta Salvi
2261

Solange Maria Alves
2261

APRENDENDO COM OS BEBÊS
2273

Marisa Alff dos Santos
2273

ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE FREIRIANA DO CONTEXTO
2283

Luciana Pinto Fernandes
2283

Daisy EckhardBondan
2283

BRINCADEIRA DE CRIANÇA COMO É BOM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
2285

Géssica Camargo Müller
2285

Laiz Cristina dos Santos Silveira
2285

CONTAR HISTÓRIAS E DIZER A NOSSA PALAVRA: LENDO O MUNDOAUTO(TRANS)FORMANDO REALIDADES
2293

Caroline da Silva dos Santos
2293

Carolina ZassoPigatto
2293

CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS FREIRIANOS E OUTROS TEÓRICOS
2301

Marinela Rodriguez da Silva
2301

Ligia Maria Botelho
2301

CRIANÇAS E INFÂNCIAS MARCADAS POR DINÂMICAS NAS RELAÇÕES SOCIAIS E CULTURAIS
2305

Ana Sebastiana Monteiro Ribero
2305

Renata Cristina de L.C.B. Nascimento
2305

ENTRE PALAVRAS E CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS UM UNIVERSO ENCANTADO: LENDO O MUNDO E AUTO(TRANS)FORMANDO REALIDADES
2309

Angela Maria Ribas Hermes
2309

Carolina ZassoPigatto
2309

Caroline da Silva dos Santos
2309

O TRABALHO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL IPÊ AMARELO E O LEGADO DE PAULO FREIRE: SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UM TRABALHO CENTRADO NA ESCUTA ÀS CRIANÇAS
2319

Ana Carla Bayer da Silva
2319

Jovaneli Lara Xavier Siqueira da Rosa
2319

Juliana Goelzer
2319

PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS
2333

Caroline Gonçalves Chaves
2333

PAULO FREIRE E A PEDAGOGIA DA PERGUNTA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS
2339

Flávia Burdzinski de Souza
2339

Gardia Vargas
2339

Juliana Beatriz Machado Rodrigues
2339

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
2353

Débora Caroline dos Santos
2353

PRÁTICA DOCENTE NA INFÂNCIA: A AUTONOMIA EM QUESTÃO
2369

Maria José Santos da Silva
2369

DIREITOS DE SER E ESTAR: DIVERSIDADE DE GÊNERO NA ESCOLA BÁSICA
2377

Shirlei Alexandra Fetter
2377

Raquel Karpinski
2377

Eixo 16: Paulo Freire: educação ambiental, ética e espiritualidade
2387

CAMINHANDO NA EDUCAÇÃO POPULAR: REFLEXÕES ACERCA DA CRIATIVIDADE LIBERTADORA
2389

Carla Verônica C. de Menezes
2389

Anne Karoline Ramos Pessoa da Silva
2389

Leonardo Alves da Silva
2389

Agostinho Rosas
2389

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
2391

Luis Carlos Trombetta
2391

Marlon Junior Pellenz
2391

Sergio Trombetta
2391

OS FUNDAMENTOS ÉTICOS DE UMA PEDAGOGIA LIBERTADORA EM PAULO FREIRE
2405

Jaime José Zitkoski
2405

PAULO FREIRE: POR UMA PEDAGOGIA DO CORAÇÃO
2415

Balduino Antonio Andreola
2415

Fernanda dos Santos Paulo
2415