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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1401

EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

GESTÃO E PROJETO POLÍTICO-

PEDAGÓGICO: REFLEXÕES SOBRE A

EDUCAÇÃO HUMANIZADORA

Daianny Madalena Costa

1

Ronaldo Kuhnen

2

RESUMO

: O presente trabalho busca a realização de uma

análise reflexiva sobre gestão democrática e educação hu-

manizadora, em dois Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs)

de escolas públicas, uma pertencente à rede estadual no es-

tado do Rio Grande do Sul e outro, de uma escola da rede

municipal, no mesmo ente federativo. É certo que se pode

perceber a preocupação com uma educação humanizado-

ra nos PPPs, mas para isso é preciso concretizá-lo – etapa

esta que não esboçaremos aqui. A proposta desse trabalho,

é destacar os sonhos que estão nos PPPs das escolas, no

sentido de, mais adiante, com o andar da pesquisa, dialogar

sobre sua prática.

Palavras-chave:

gestão, educação humanizadora, projeto

político-pedagógico.

INTRODUÇÃO

Nosso objetivo é encontrar subsídios nos PPPs de am-

bas as unidades educacionais e construir uma análise acerca

de como a gestão se articula com a construção de uma es-

cola para a humanização de homens e mulheres/ cidadãos e

cidadãs para o respeito, à tolerância e ao cuidado de si e ao

convívio com o outro, sempre diferente.

Partindo do pressuposto freireano de que a gestão

educacional impõe o “dever de intervir, de liderar, de suscitar

1

Professora no Mestrado Profissional em Gestão Educacional na Unisinos –

Campus Porto Alegre.

2

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional na

Unisinos – Campus Porto Alegre.