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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1209

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

COMO DIALOGAR DE FORMA

PROBLEMATIZADORA COM OS PROFESSORES

SOBRE O GOLPE DE ESTADO DE 2016 NO BRASIL?

Fábio da Purificação de Bastos

1

Gomercindo Ghiggi

2

INTRODUÇÃO

Tomemos inicialmente o conceito de Realidade Con-

creta em Freire.

“Uma ‘situação-limite’, como realidade concreta,

pode provocar em indivíduos de áreas diferentes

e até de subáreas de uma mesma área, temas e

tarefas opostos, que exigem, portanto, diversifica-

ção programática para o seu desvelamento” (Freire,

1970, p.61, grifos em negrito nossos).

Nossos grifos em negrito sinalizam ação cultural para

a liberdade. Foquemos na realidade brasileira atual, assu-

mindo sua atualidade de 2016 para cá. Para nós o que está

colocado é que o impedimento de uma presidente, eleita

democraticamente pelo voto popular e deposta pela ação

judiciária-parlamentar, requer diálogo-problematizador em

torno de temas e tarefas, com o intuito de desvelar o vivido

(Barbu, 1956).

Como docentes formadores de professores, nas ins-

tâncias inicial e continuada, no escopo universitário público,

gratuito, laico e de qualidade, essa tarefa ganha não apenas

caráter prioritário, mas centralidade na tarefa da produção

da liberdade cultural. Sendo assim, tomamos a seguir os três

princípios-chave da Pedagogia da Autonomia de Freire, para

orientados pelos mesmos, construir as diretrizes curricula-

1

Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Departamento

de Metodologia do Ensino, email

fabio@ufsm.br

2

Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação, Departamento

de Fundamentos da Educação, e-mail

gghiggi@terra.com.br