Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1701 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1701 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1701

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

LINGUAGEM E CONSTRUÇÃO DO

SUJEITO NA PEDAGOGIA FREIREANA

Elisiana Tischler Noedel

1

Cênio Back Weyh

2

INTRODUÇÃO

Neste artigo pretendeu-se desenvolver uma reflexão

analítica considerando as possíveis contribuições da lingua-

gem para os processos de interação, percepção e socializa-

ção do sujeito, na perspectiva da pedagogia freireana.

As principais contribuições de Paulo Freire referente a

importância da linguagem como forma de socialização crí-

tica-pensante, considerando a centralidade da comunicação

e da linguagem nesse processo de constituição do indivíduo

como um ser pensante e crítico, estabelece, assim a impor-

tância e necessidade da inserção do sujeito na sociedade

contemporânea complexa e pluralista. Também é de nosso

interesse fazer uma abordagem a respeito do compromisso

da escola no sentido de ampliar as possibilidades do uso da

linguagem em diferentes contextos de realização, partindo

do pressuposto que a instituição é um espaço significativo

de socialização, mediado pela linguagem.

O domínio da língua depende da relação efetiva e

plena participação social, é por meio dela que o homem

se comunica, interage, tem acesso à informação, expressa

opiniões, constrói visões de mundo, produz conhecimento.

(BRASIL, 1997). O domínio da linguagem, seja ela escrita ou

falada, auxilia na construção de novos paradigmas, concei-

tos, saberes que aprimora a ação humana e pode tornar o

homem um sujeito com grande potencial intelectual. Pode-

-se afirmar que a linguagem é um sistema de signos que

1

Mestranda do PPG Mestrado Profissional em Ensino Científico e Tecnoló-

gico – URI – Câmpus de Santo Ângelo – RS,

noedelelisianat@cfjl.com.br

;

2

Dr. em Educação – docente do PPG Mestrado Profissional em Ensino Científi-

co e Tecnológico – URI – Câmpus de Santo Ângelo – RS,

ceniow@san.uri.br;