Table of Contents Table of Contents
Previous Page  109 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 109 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

109

EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

PENSAMENTO DESCOLONIAL:

REFLEXÕES A PARTIR DA OBRA DE FREIRE

Lucas Hoffmann

1

Diandra dos Santos de Andrade

2

Rodrigo Weber da Fontoura

3

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre os proces-

sos descoloniais a partir dos pensamentos de Paulo Freire.

Para tanto, faremos uma reflexão teórica sobre a importân-

cia do pensamento descolonial para os processos educati-

vos dentro da universidade.

Partimos do pressuposto que operamos dentro de um

pensamento colonial, uma articulação entre epistemologias

hegemônicas e os seus modos de perpetuação dos mode-

los de produção e validação do conhecimento (ASSIS, 2014).

Logo, há uma sujeição de saberes que implica na “internaIi-

zação da subalternidade nas estruturas subjetivas do coloni-

zado” (MIGLIEVICH-RIBEIRO, 2014).

Paulo Freire aponta, em sua obra, uma educação que

busca uma “libertação” do ensino engessado. Deste modo,

consideramos os próprios processos pedagógicos, que se

aplicam entre os latino-americanos, como constituídos por

uma lógica colonial do saber, que mantém especificidades

apartadas e silenciadas frente à produção e crítica do co-

nhecimento internacional, inviabilizando um diálogo demo-

crático sobre a própria condição de colonizado.

Segundo Freire (1996) é necessário que homens e mu-

lheres se reconheçam na condição de sujeitos inacabados,

colocando-se numa posição de luta para não ser somente

1

Graduando em Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNI-

SINOS, bolsista UNIBIC no PPGEdu,

lukaos@hotmail.com

2

Graduada em Letras – Português pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos

– UNISINOS, bolsista de Apoio Técnico CNPq,

diandra.andrade@hotmail. com

3

Graduando em Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNI-

SINOS, bolsista PRATIQ no PPGEdu,

rodrigoweberdafontoura@gmail.com