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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1411

EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

HUMANISMO EM PAULO FREIRE:

NOVO PARADIGMA PARA A EDUCAÇÃO

BÁSICA CONTEMPORÂNEA

Ane Patrícia de Mira

1

Carolina Schenatto da Rosa

2

RESUMO:

Este trabalho constitui-se como um diálogo en-

tre duas professoras que, durante a realização do Mestrado

em Educação, trabalharam com os escritos de Paulo Freire

e com a temática do humanismo nas políticas públicas e na

gestão educacional. Do encontro destas duas investigações,

surgiu a seguinte questão: como a humanização, na pers-

pectiva de Freire, é contemplada pelas políticas públicas de

educação e quais as possibilidades de se estruturar uma Po-

lítica Nacional de Humanização que englobe a educação? A

partir de um breve resgate da biografia do autor, situamos

o humanismo na história e no campo da educação; então,

nos detivemos a responder nossa pergunta de pesquisa,

que nos levou a compreender que a Educação de Jovens e

Adultos, enquanto política pública universal e permanente,

constitui-se como espaço profícuo para que o humanismo

de desenvolva enquanto novo paradigma da educação bá-

sica contemporânea.

Palavras-chave:

Humanismo. Políticas Públicas. Educação

de Jovens e Adultos. Paulo Freire.

INTRODUÇÃO

Ser humano(a) é mais do que existir, é ser capaz de

dialogar e de refletir; ser humano exige consciência e cole-

tividade. A esse diálogo e reflexão em torno da existência e

do ser humano, chamamos de humanismo. Desenvolver a

1

Mestra em Educação pela Universidade La Salle/ Canoas. E-mail:

ane.mira23@ gmail.com

2

Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Bolsista CNPq. E-mail:

carol-510@hotmail.com