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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1603

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

DA LEITURA DO MUNDO À

LEITURA DA PALAVRA: CONSTRUÇÃO

DA AUTONOMIA A PARTIR DA LEITURA

DE POESIA NO ENSINO MÉDIO

Rosana Andres Dalenogare

1

Flávia Brocchetto Ramos

2

José Edimar de Souza

3

INTRODUÇÃO

A educação é um processo permanente, uma vez que

o ser humano busca constantemente seu crescimento, logo,

é sujeito de sua educação. “Por isso, ninguém educa nin-

guém” (FREIRE, 2001, p. 28). Aprendemos durante toda a

existência mediados pelo mundo e pelas pessoas com quem

convivemos. Logo, o processo de aprendizagem vai além

das vivências na escola, pois é em sociedade que construí-

mos nossa formação. “Não há educação fora das sociedades

humanas e não há homem no vazio” (FREIRE, 2000, p. 35).

Por sermos seres sociais, necessitamos de comunicação para

sobrevivermos. Assim, ler o mundo e a palavra são ativida-

des essenciais. Mas, para ler o mundo, a realidade que nos

cerca, Freire (1989) entende que os seres humanos precisam

ser alfabetizados para esta prática, ou seja, letrados, como

veremos no decorrer deste estudo.

Ler é um ato de cidadania que desde o início da Edu-

cação Básica é trabalhado pela escola. Freire (1989) afirma

que a leitura do mundo precede a leitura da palavra; entre-

tanto, após a alfabetização, essas leituras passam a ocorrer

1

Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul

(randresd@ gmail.com)

.

2

Doutora em Educação, professora e pesquisadora do PPGEdu da Univer-

sidade de Caxias do Sul - UCS

(fbramos@ucs.br)

.

3

Universidade de Caxias do Sul - Doutor em Educação, professor e pes-

quisador do PPGEdu da Universidade de Caxias do Sul - UCS (jesouza@

ucs,br).