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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1389

EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

FREIRE: DIALÉTICA, EDUCAÇÃO

POPULAR E POLÍTICA

Deloíze Lorenzet

1

Felipe Andreolla

2

INTRODUÇÃO

Este artigo versa sobre a produção de Paulo Freire, re-

nomado educador brasileiro, conhecido internacionalmen-

te, e também destaque por sua atuação política na preo-

cupação com a libertação humana. Nesse artigo, por meio

de uma reflexão teórica, envolvendo o eixo: “Paulo Freire:

políticas públicas e a gestão educacional”, realizamos um

resgate das concepções formuladas por ele acerca dos con-

ceitos de dialética, educação popular e política.

Por ser um trabalho com conotação política e edu-

cativa, também subentende a educação como um direito

indistintamente, onde pautada em concepção de gestão

democrática, afirma seu compromisso com maior justiça

social, solidariedade e equidade, superando preconceitos

e desigualdades.

As questões que delinearam essa pesquisa são:

a) De que modo Freire apropriou-se da dialética?

Quais os aportes teóricos que o inspiraram?

b) Como foi que Freire desenvolveu a proposta pe-

dagógica da Educação Popular? Em que consiste?

c) De acordo com Freire, qual a interlocução entre

educação e política?

1

Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-

-Grandense, Câmpus Avançado Novo Hamburgo, Doutora em Educação.

E-mail:

delolorenzet@hotmail.com.

2

Supervisor de Educação e Tecnologia do SENAI Visconde de Mauá, Porto

Alegre, Mestrando em Educação UFRGS. E-mail:

felipeandreolla@hotmail. com.