Table of Contents Table of Contents
Previous Page  411 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 411 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

411

EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:

RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

A MEMÓRIA REFLEXIVA

EM MOVIMENTO

COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO DE

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Munir Lauer

1

Carmem Albrecht da Silveira

2

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani

3

INTRODUÇÃO

O texto objetiva apresentar

a memória reflexiva

como

instrumento pedagógico de avaliação na educação do Cam-

po. Especificamente, fazendo alusão ao trabalho avaliativo

realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental 29 de

Outubro, localizada no Assentamento 16 de março, municí-

pio de Pontão/RS. A investigação de cunho qualitativo, si-

tua-se no campo epistemológico construtivista, embasado

em teorias sócio críticas.

A escola tem como lema – “Da terra brota uma escola

em movimento”. Partindo desse ideário, fundido na origem

da escola (luta pela terra – MST), objetivou-se práticas pe-

dagógicas, assentadas essencialmente nas ideias de Paulo

Freire, de que outra educação fosse possível. Assim nesse

contexto, desde 2007, adota-se como instrumento de ava-

liação dos educandos,

a memória reflexiva.

A memória reflexiva

, é um diário pessoal, em que os

educandos, descrevem após cada período de aula a sua

1

Mestre em Educação. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Gra-

duação em Educação da Universidade de Passo Fundo. Professor de educa-

ção física da rede estadual de ensino, em Pontão/RS. E-mail:

munirjlauer@ gmail.com

2

Mestra em Educação. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-

-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo. Professora da

Educação Básica da rede municipal de Carazinho/RS e Professora substi-

tuta do Curso de Pedagogia UFFS – Campus Erechim/RS. E-mail

carmem. albrecht@hotmail.

3

Doutora em Educação. Professora e Pesquisadora do/pelo Programa de

Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo. Pesquisa-

dora Pq/CNP/q. E-mail:

rosimaresquinsani@upf.br