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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

367

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

MOUNIER, PAULO FREIRE E O SER

HUMANO INTEGRAL, A PARTIR DE

UMA PERSPECTIVA TECNOLÓGICA

Leonardo da Silva Cezarini

1

Alex Martins de Oliveira

2

RESUMO:

Nascemos e crescemos em uma sociedade mar-

cada por uma mudança irreversível no nível da tecnologia. A

produção, a comunicação e a informação foram profunda-

mente transformadas nas últimas décadas. Entretanto, ape-

sar dessa grande mudança em nossa sociedade, a tecnolo-

gia não garantiu que o sujeito tivesse sua individualidade

e dignidade pessoal asseguradas. O sujeito cada vez mais

se encontra em uma situação em que seu conhecimento e

criticidade são reduzidos pela velocidade das informações.

A partir de uma perspectiva crítica, buscamos fazer uma

diálogo entre Emmanuel Mounier e Paulo Freire sobre suas

visões da relação humana com as tecnologias. Paulo Freire

propunha que o sujeito não fosse apenas produto de um

meio ideológico, mas que, individualmente, tentasse “ser

mais”, de forma crítica e convincente, e Mounier ressaltava

que o sujeito era dotado de dignidade inalienável e sua pos-

tura sobre o mundo devia refletir esta dignidade. O resulta-

do teórico desse trabalho aponta que ambos os autores res-

saltam a crítica e o saber de cada indivíduo frente ao mundo

contemporâneo e nossa sociedade altamente tecnológica,

onde o protagonismo deve ser exercido pelo ser humano e

não pela tecnologia.

Palavas-chave:

Personalismo. Tecnologia. Diálogo. Integra-

lidade. Emancipação.

1

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Doutorado em Educação – Leo-

nardo.cezarini@ifrs.edu.br

2

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Doutorado em Educação - alex.

oliveira@poa.ifrs.edu.br