Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1987 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1987 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1987

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

A DIALOGICIDADE EM PAULO

FREIRE: DESAFIOS À ERA DIGITAL

Adilson Cristiano Habowski

1

Natália de Borba Pugens

2

Elaine Conte

3

RESUMO

: O estudo, de alicerces hermenêuticos, discute a

pedagogia do diálogo e suas perspectivas na era digital, a

partir dos estudos de Paulo Freire. O diálogo surge como uma

forma de emancipação atrelada ao movimento dialético do

discurso e da vida dos sujeitos que, diante das tecnologias

digitais, ganham um novo espaço coletivo, o ciberespaço,

que são comunidades virtuais na era digital em que vivemos.

Assim, o processo de emancipação dos sujeitos através da

educação na era digital acontece através do diálogo sensível

entre educador, educando e as próprias produções tecnoló-

gicas, o que permitirá a construção de novos conhecimen-

tos e relações com o mundo, contribuindo para o desenvol-

vimento do pensar crítico, questionador e transformador da

realidade, para além das aparências e dos modismos. A ca-

pacidade de acessar experiências estimuladoras de situações,

decisões e de responsabilidades no mundo, por meio de atos

de reconhecimento digital e de criação educativa, possibili-

tam a abertura ao (re)conhecimento da realidade plural no

acréscimo da conversação com as diferenças, enquanto com-

prometimento com a intersubjetividade da compreensão, em

um processo interdependente rumo à pedagogia do diálogo.

Palavras-chave:

Paulo Freire. Diálogo. Era Digital. Educação.

1

Mestrando em Educação na Universidade La Salle – UNILASALLE, Canoas/

RS. Bolsista CAPES/PROSUC. Integrante do grupo de pesquisa NETE/CNPq.

E-mail:

adilsonhabowski@hotmail.com

2

Graduada em Pedagogia pela Universidade La Salle - Canoas. Integrante

do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/UNILASAL-

LE/CNPq. E-mail:

nataliaborbapugens@gmail.com

3

Doutora em Educação (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Gradua-

ção em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE e líder do Núcleo

de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq. E-mail:

elaine. conte@unilasalle.edu.br