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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

689

EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

PROJETO MANAS NA ESCOLA

Maria Regina Vasconcelos

1

Sicero Agostinho Miranda

2

Vilmar Alves Pereira

3

INTRODUÇÃO

A culpa sobre a violência sofrida recai sobre as ações e

comportamentos do indivíduo, seria ele o responsável pela

agressão sofrida. Vale destacar que a culpa e/ou a oculta-

ção aos fatos de agressões realizadas nas escolas e univer-

sidades legitimam e incentivam em certo ponto, a violência

sofrida pelo indivíduo homossexual ou trans. Ainda com

Caetano (2005), a violência está em tudo que é capaz de im-

primir sofrimento ou destruição ao indivíduo, bem como o

que pode degradar ou causar transtornos à sua integridade

físico-psíquica e patrimonial. Violentar o indivíduo, é arran-

cá-lo da sua dignidade. 

A discriminação e preconceito contra os/as homos-

sexuais e

trans

demarca a diferença de um/a com relação

ao/a outro/a, afirmando a referenciabilidade daquele/a que

discrimina e a inferioridade e desvio daquele/a que é dis-

criminado/a. A ideia de desvio implica a existência de um

comportamento médio ou ideal, que expressa uma harmo-

nia com as exigências de funcionamento do sistema social.

O que agrava o quadro de violência contra homossexuais e

trans é a legitimidade que esse ato provoca. É comum que a

discriminação não sofra as sanções sociais e legais, a última

por inexistir, sendo muitas vezes ovacionada.  Vale dizer que

a discriminação significa toda e qualquer distinção, exclu-

são, restrição ou preferência que tenha como resultado pre-

1

Universidade Federal do Rio Grande, Licencianda em Geografia,

nathalimlemos@gmail.com

2

Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-graduação em

Educação em Ciências,

siceromiranda@gmail.com

3

Universidade Federal do Rio Grande,

vilmar1972@gmail.com