Table of Contents Table of Contents
Previous Page  335 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 335 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

335

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

ENSINAR É UMA ESPECIFICIDADE

HUMANA - A EXPERIÊNCIA DA MONITORIA

ACADÊMICA NO IFRS-

CAMPUS

SERTÃO

Alexandra Ferronato Beatrici

1

RESUMO

: O artigo apresenta o Programa “Monitoria aca-

dêmica e grupo de estudos: inter- relação entre prática e

teoria no trabalho pedagógico” do IFRS –

Campus

Sertão,

tendo a monitoria como uma ação que auxilia os estudantes

no processo de aprendizagem, permanência e êxito acadê-

mico e como um canal para a problematização do trabalho

pedagógico e da formação docente. O programa se justifica

considerando o Projeto Pedagógico Institucional do IFRS e

a constituição da Comissão Interna de Acompanhamento

das Ações de Permanência e Êxito Acadêmico do IFRS. Tem

como objetivo auxiliar estudantes com dificuldades no pro-

cesso de aprendizagem e organização dos estudos. Os en-

contros são desenvolvidos em grupos ou individualmente,

realizados sistematicamente ou pontualmente. O trabalho

foi desenvolvido ao longo de 2017 com estudantes dos Cur-

sos Técnicos em Manutenção e Suporte em Informática e

em Agropecuária – modalidade Integrado ao Ensino Médio.

Metodologicamente estabelece um processo dialógico, par-

ticipativo e colaborativo, tendo como princípios a realidade

social construída pelos próprios seres humanos e o méto-

do dialético para conhecimento e intervenção na realidade.

O desenvolvimento do Programa ocorre com um educador

monitor, estudante de licenciatura, formação pedagógica

ou pós- graduação, que possui a atribuição de organizar

as monitorias, as atividades dos monitores discentes e os

encontros do grupo de estudo, e monitores discentes, que

desenvolvem as atividades de monitorias com os estudantes

que precisam. As avaliações e resultados foram positivos e

1

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Edital de Bolsas de Ensino/IFRS. E-mail:

alexandra.beatrici@sertao.ifrs.edu.br