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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

501

EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:

RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

PAULO FREIRE E AÇÃO CULTURAL

DE DESCOLONIZAR O CURRÍCULO

DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Maria Rosângela Pereira de Oliveira

1

Ozerina Victor de Oliveira

2

INTRODUÇÃO

O ponto de partida deste texto são reflexões sobre a

descolonização do currículo de educação do campo a partir

da obra

Ação Cultural para Liberdade e outros escritos de

Paulo Freire

. O autor tece problemáticas profundas quanto a

relevância de percebemos a ação cotidiana do trabalho edu-

cativo como ferramenta constitutiva de libertação. No tex-

to de Danilo Streck (2010) têm-se um pouco da dimensão

do pensamento freireano para a pedagogia da Sul América.

Portanto, é possível aproximar o pensamento deste autor

do referencial epistemológico pautado na perspectiva de-

colonial, coadunando com a práxis do movimento contem-

porâneo das ciências sociais em direção a uma mudança de

orientação epistemológica.

Na direção do conceito de marginalidade de Amin

(1977), o novo vem do que está na margem, e sob esta pers-

pectiva, cresce o desenvolvimento teórico e também epistê-

mico inferido na decolonialidade, sob o qual, é relevante prin-

cipiar pelo conceito que lhe define, conforme procederemos.

O objetivo da reflexão é inferir como o pensamento freireano,

nesta obra, pode contribuir para pensarmos as possibilidades

de descolonização do currículo da educação do campo.

O NOVO VEM DA MARGEM

Os marginais podem mostrar verdades que tam-

bém são verdadeiras para os “centrais. (AMIN, 1977,

p.161)

1

Maria Rosângela Pereira de Oliveira (PPGE UFMT) –

ro.oliveira.clio@gmail.com

2

Drª Ozerina Victor de Oliveira (PPGE UFMT) –

ozerina@ufmt.br