Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1131 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1131 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1131

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

A ALFABETIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO

DE LIBERTAÇÃO (EMANCIPAÇÃO) DO SUJEITO:

FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PAUTA

1

Franciele Fátima Marques

2

Tainam Gabriele Pereira Guisso

3

Cristian Fátima Stakonski

4

DELIMITAÇÃO DO TEMA: UMA INTRODUÇÃO

Perante as transformações da sociedade que a caracte-

rizam como uma sociedade complexa faz-se necessário um

novo olhar também para o contexto da escola, bem como,

para o desenrolar do processo de alfabetização neste am-

biente formalizado. Nas leituras e pesquisas até aqui realiza-

das, um questionamento torna-se recorrente e dará aqui, o

foco da presente escrita: de que modo a alfabetização pode

contribuir para a libertação(emancipação) dos sujeitos?

1

O presente texto constitui-se em uma construção a partir das experiências

em alfabetização no trabalho como Formadoras Regionais do PNAIC (Pacto

Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) no município de Erechim - RS.

2

Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto

Uruguai e das Missões (2005). Mestre (2010) e Doutora (2016) em Educa-

ção pela Universidade de Passo Fundo - RS, com estágio doutoral sanduí-

che em Filosofia, realizado na Universidade do Minho - Braga/PT (2015).

Atualmente é professora do Sistema Público Municipal de Ensino de Ere-

chim – RS (Educação Básica) e Professora do Departamento de Ciências

Humanas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Mis-

sões – Campus Erechim (Ensino Superior). Formadora Regional do Progra-

ma Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no município de

Erechim - RS. E-mail:

francielemarques@hotmail.com

3

Graduada em Pedagogia pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional

do Alto Uruguai (2009). Mestre em Educação pela Universidade Federal da

Fronteira Sul –

Campus

Erechim (2017). Atualmente é professora do Siste-

ma Público Municipal de Ensino de Floriano Peixoto e do Sistema Público

Municipal de Ensino de Estação. Formadora Regional do Pacto Nacional

pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) pela Universidade Federal da

Fronteira Sul,

Campus

Erechim. E-mail:

tainam.tgpg@gmail.com

4

Professora do Sistema Público Municipal de Ensino de Erechim - RS (Edu-

cação Básica). Formadora Regional do Pacto Nacional pela Alfabetização

na Idade Certa (PNAIC) no município de Erechim - RS.