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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2405

EIXO 16 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE

OS FUNDAMENTOS ÉTICOS DE UMA

PEDAGOGIA LIBERTADORA EM PAULO FREIRE

Jaime José Zitkoski

1

Resumo:

O trabalho consiste em uma reflexão teórica anco-

rada na discussão da filosofia sobre os fundamentos éticos

da educação. O objetivo central é refletir sobre a necessi-

dade nos dias atuais de problematizarmos as razões das cri-

ses que enfrentamos no campo da política, da economia, da

cultura e da vida em sociedade, para que possamos debater

o papel da educação e as alternativas de uma nova forma-

ção humana, para além da mera funcionalidade dos siste-

mas hegemônicos. A metodologia de análise constitui-se

em um estudo bibliográfico a partir da discussão da obra de

Freire em diálogo com outros autores da contemporaneida-

de. O estudo aponta que a maior crise que sofremos hoje é

a crise ética. Ou seja, dos fundamentos da civilização con-

temporânea, que não se sustentam em bases sólidas diante

dos desafios mais radicais postos para a existência humana

e da vida em sociedade.

Palavras-chave:

Ética. Educação. Paulo Freire. Libertação.

INTRODUÇÃO

A concepção da

Ética Universal

em Freire está direta-

mente relacionada com a sua visão de

natureza humana,

que

se faz e refaz na história. A sua interpretação radicalmente

dialética sobre a vida humana que, enquanto presença no

mundo, vai se gestando na história, a partir da intervenção

nas realidades constitutivas do próprio mundo, é o funda-

mento para conceber uma ética universal do ser humano. A

busca de humanização do mundo, que faz da natureza hu-

1

Professor de Filosofia da Educação da UFRGS na Pedagogia e Profes-

sor do PPG de Educação da UFRGS na Linha de Pesquisa Educação,

Culturas e Humanidades.