Table of Contents Table of Contents
Previous Page  407 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 407 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

407

EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:

RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

A ESCOLA PÚBLICA ESTATAL

NO CAMPO DO CAMPO

Patricia Rutz Bierhals

1

Palavras–chave:

escola pública - Educação Popular do

Campo

INTRODUÇÃO

Pensar a educação no Brasil, neste período históri-

co, é no mínimo desafiador e na maioria das circunstân-

cias apavorador, devido às proposições e reformas do atual

governo Temer. A escola pública

2

no modo de produção

capitalista está vinculada ao projeto educativo e de socie-

dade burguês ao qual o governo está nitidamente atre-

lado, inundado de ações claramente liberais e neoliberais

(KATZ, 2016), que atingem diretamente a classe proletária

(Marx, 2017). Nesse modelo, a educação está atrelada á

lógica organizativa do sistema socioeconômico, compro-

metido com a manutenção do projeto de desenvolvimento

que acirra a luta de classes entre opressores e oprimidos

(FREIRE, 1978) com uma educação bancária e excludente

(FREIRE, 1996).

No entanto, Movimentos Sociais Populares e sindicais

do campo estão engajados da luta e discussão do projeto

de sociedade e vinculado a este, a discussão de um projeto

educativo, coerente com uma educação libertadora na esco-

la pública enquanto espaço de disputa.

1

Professora, Pedagoga, Mestra em Educação e Doutoranda em Educação –

UFRGS; CAPES.

2

o termo ‘escola pública’ tem sido questionado, pois o termo ‘escola es-

tatal’ seria mais adequado, ao considerarmos a oferta da educação pelo

Estado brasileiro (PARO, 2000; SILVA, 2007), pois, a escola para ser pública

precisaria estar garantindo o acesso, a permanência e uma educação de

qualidade para todos. No entanto, será usado o termo escola pública

por ser recorrente nos textos publicados em livros e revistas do universo

acadêmico.