Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1673 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1673 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1673

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

O FRACASSO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO

BÁSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: FATORES

ASSOCIADOS À FAMÍLIA, ESCOLA E SOCIEDADE

Nandjara Novo Castro

1

Palavras-chave:

Fracasso escolar. Educação básica. Escola.

Família. Sociedade.

INTRODUÇÃO

Este artigo tem o objetivo de refletir criticamente pro-

váveis causas para o fracasso escolar que vem sendo reitera-

do, principalmente, no terceiro ano do ensino fundamental

nas escolas públicas, através da problematização dos fatores

associados à família e à escola, considerando o contexto so-

cial que envolve estas duas frentes. Como fundamento his-

tórico também se abordará algumas perspectivas sobre o

surgimento das escolas públicas e as possíveis repercussões

do fracasso escolar nestas instituições.

Dessen e Polonia (2007) dizem que o binômio – famí-

lia/escola é responsável por transmitir e construir conheci-

mentos, alterando formas da função psicológica conforme

cada ambiente. Com isso, família e escola atuam como duas

instituições fundamentais para despertar os processos evo-

lutivos das pessoas, tornando-se propulsoras ou inibidoras

do crescimento intelectual, físico, social e emocional. Na

escola, conteúdos dos currículos contribuem para a instru-

ção e apreensão de conhecimentos, tendo uma repercussão

central no processo ensino e aprendizagem. A família tem

objetivos voltados a conteúdos e métodos que se diferen-

ciam dos da escola, promovendo o processo de socialização,

proteção, condições básicas de sobrevivência e desenvolvi-

mento da criança no plano social, afetivo e cognitivo.

1

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade

Federal do Pampa (UNIPAMPA).

nand_castro@hotmail.com.