Table of Contents Table of Contents
Previous Page  243 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 243 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

243

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E

OS PROCESSOS FORMATIVOS DOS

PROFESSORES: A FORMAÇÃO DOCENTE

NA SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO, O

DESENVOLVIMENTO E AS TECNOLOGIAS

Lidiane Rocha dos Santos

1

Luciane Rocha Ferreira Pielke

2

INTRODUÇÃO

Este artigo discute sobre a complexidade da docência

universitária como ação/atitude que se relaciona ao conjun-

to de atividades voltadas para garantir a aprendizagem dos

estudantes. Soares e Cunha (2010) esclarecem que o termo

docência vem da expressão latina

docere

a qual tem por sig-

nificado ensinar e sua ação, obrigatoriamente, se comple-

menta com a palavra

discere

que tem por definição aprender.

As autoras explicam que a docência é compreendida como

o exercício do magistério com foco na aprendizagem e as-

sim sendo, docência então é a atividade que caracteriza o

docente em geral.

1

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade

do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Integrante do Grupo de Pesquisa em

Educação Digital – GPe-dU/CNPq que está vinculado a Linha de Pesquisa

III – “Educação, Desenvolvimento e Tecnologias” -, do Programa de Pós-Gra-

duação do curso de Doutorado em Educação da UNISINOS. Orientanda de

doutorado da Profa. Dra. Eliane Schlemmer. Mestra em Comunicação, com

área de concentração em mídia e cultura, pela Universidade de Marília –

UNIMAR. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo

pela Universidade de Marília – UNIMAR. Email:

lidirochajornalista@hotmail. com

2

Doutora em Educação (UNISINOS/2018). Mestra em Educação

(UFMT/2011). Pedagoga (UFMT/2009). Integrante do Grupo de Pesquisa

Mediações Pedagógicas e Cidadania que está vinculado a Linha de Pesqui-

sa III – “Educação, Desenvolvimento e Tecnologias”, do Programa de Pós-

-Graduação do curso de Doutorado em Educação da UNISINOS e do Gru-

po de Pesquisa Movimentos Sociais e Educação (GPMSE/UFMT). E-mail:

lucianekatu@gmail.com