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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

457

EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:

RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

EDUCAÇÃO DO CAMPO E EDUCAÇÃO

POPULAR: INTERCRUZAMENTOS

Isaura Isabel Conte

1

Catiane Cinelli

2

RESUMO:

Este texto é oriundo de estudos bibliográficos e

discute o intercruzamento existente entre a Educação do

Campo e a Educação Popular, mostrando alguns aspectos

de seus percursos. Pode-se afirmar que a intencionalida-

de da EdoC é seguir os princípios da E.P. devido a opção

de classe, motivo pelo qual, se deu o seu surgimento. Nem

tudo, entretanto, nessa modalidade de educação, pode ser

considerado educação popular e, talvez um dos maiores de-

safios dessa confluência se dá quando a Educação do Cam-

po passa a ser considerada política pública, ocupando espa-

ços em Universidades. Outro aspecto importante abordado

pelo texto é que muitos estudiosos tratam a EdoC e a E.P.

como se fossem sinônimos, quando não são.

Palavras-chave:

educação do campo. Educação popular.

Educação popular do campo.

A temática da Educação do Campo (EdoC) está imbri-

cada à Educação Popular (E.P.) por uma razão óbvia: ambas

surgem do bojo de luta popular em que o povo clama por

algo que lhe falta. A educação popular tem como referência

a década de 1960, tendo como expoente Paulo Freire e seus

fazeres político-educacionais no enfrentamento ao regime

ditatorial, embora as iniciativas tenham surgido antes do

golpe militar de 1964. A educação do campo tem seu marco

em 1998, com a realização da I Conferência Nacional Por

1

Professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia,

campus de Ji-Paraná/RO.

isaura.conte@unir.br

2

Professora no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, no DEPEC,

Campus

Rolim de Moura, Universidade Federal de Rondônia.

catiane@unir. br