Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2155 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2155 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2155

EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

PARADIGMA ECOSSISTÊMICO NO

ENSINO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Daize Duarte Sampaio

1

Cibele Schwanke

2

INTRODUÇÃO

Para Freire (1996) ensinar é uma ação essencialmente

humana, portanto ontológica, capaz de constituir sujeitos

e transformar a realidade. O pensamento do autor orienta

educadores para a construção de alternativas pedagógicas

direcionadas para a autonomia dos indivíduos.

Figueiredo (2006, p. 5) pondera que “a pedagogia liber-

tadora oferece um caminho de auto superação apoiado na

relação educador-educando [onde] a essência é a dialógica; a

meta é a autonomia dos educandos”. Para o autor, esta pro-

posta, se aplicada às matrizes curriculares, pode atuar nas po-

líticas educacionais e nas práticas profissionais, uma vez que

sua criticidade eleva a dialética à dinâmica da aprendizagem.

Assim, leva, também, a práxis a se fundamentar em

reflexões sobre os diferentes aspectos da formação e da

ação humana, bem como na aproximação crítica da reali-

dade, implicando em coerência entre discurso e ação. E é

a consideração da dimensão sócio histórica que permite a

apreensão das contradições sociais, conduzindo para a me-

diação pedagógica.

Aplicadas ao campo da educação em saúde, as con-

siderações de Freire podem encontrar repercussões na for-

1

Bacharela em Serviço Social (UNIGRAN) e licenciada em Serviço Social

(IFRS). Cursando especialização em Educação Profissional e Tecnológica

(FESL), especialização em Política e Sociedade (FESL) e especialização em

Ensino de Sociologia para o Ensino Médio (FURG). Mestranda do ProfEPT

(IFRS). Técnica administrativa em educação (UFPel). E-mail:

daize.sampaio@ ufpel.edu.br.

2

Licenciada em Ciências Biológicas (UFRGS), mestre em Geociências

(UFRGS) e doutora em Ciências (UFRGS). Professora (IFRS), docente per-

manente do ProfEPT (IFRS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação

em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS). E-mail:

cibele.schwanke@ poa.ifrs.edu.br.