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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

977

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

MAS AFINAL, PARA QUE(M) SERVE(M) AS

ESCOLAS? O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO BRASIL:

AS ESCOLAS COMO ESPAÇOS FORMADORES

DE RESIGNAÇÃO OU DE RESILIÊNCIA?

Alexandre Silveira Vergara

1

Denise Dalpiaz Antunes

2

Palavras-chave:

Estágio Curricular. Ensino de Sociologia.

Resignação. Resiliência. Papel da Escola.

O presente trabalho se baseia na experiência como

professor estagiário de Sociologia, Ciências Sociais na Uni-

versidade Federal de Pelotas –UFPel/2018. Os Estágios de

Observação e Docência transcorreram durante os 6º e 7º

semestres/2017, e foram realizados na Rede Pública Es-

tadual. Durante os estágios, foram assistidas aulas de ou-

tras disciplinas, as quais muitas vezes reproduziam os co-

nhecimentos já consolidados nas grades curriculares, com

abordagens pedagógicas no modelo tradicional “bancário”

(FREIRE, 2001). Estas, revelaram uma “educação tradicional”,

permanecendo inalterados, desde outrora, especialmente,

nos anos de 1990. Retrocedendo ainda mais, remete-se a

um “modelo” do começo das instituições de ensino secun-

dário no Brasil. Para Fernandes(1977, P.112,

apud

TEIXEIRA,

BARROS, RODRIGUES, 2015, p.148).

A posição do ensino secundário no sistema educa-

cional brasileiro permite defini-lo sociologicamen-

te, portanto, como um tipo de educação estática,

que visa unicamente à conservação da ordem so-

cial. Também parece evidente que a persistência

da velha mentalidade educacional e a influência a

1

Universidade Federal de Pelotas, Mestrando em Sociologia/UFPEL, Licen-

ciado em Ciências Sociais pela UFPel,. E-mail -

alexandrevergara@yahoo. com.br

2

Universidade Federal de Pelotas, Doutora e Mestre em Educação/PUCRS,

E-mail -

drdenisedalpiaz@gmail.com