Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1623 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1623 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1623

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

DESMISTIFICANDO PAULO

FREIRE: REVITALIZANDO A LEITURA

DE PEDAGOGIA DA AUTONOMIA

1

Thaís Cauzzi Ramilho

2

Prezados leitores,

Esta carta narra uma experiência referente à pesqui-

sa realizada no

estágio curricular obrigatório desenvolvido

com uma turma do 4º ano dos anos iniciais da rede pública

de ensino, que originou como novo objeto de estudo: Paulo

Freire e suas possíveis contribuições no cotidiano escolar.

Sou aluna do curso de Pedagogia desde agosto de

2013, em uma universidade comunitária do Rio Grande do

Sul. Ao longo deste percurso, pude vivenciar e atuar em dife-

rentes áreas. Partindo de um exercício crítico reflexivo sobre

minha prática docente com anos iniciais, juntamente com

outros profissionais da educação, por meio de relatos de

experiências e vivências trocadas, surgiu a oportunidade de

dar início a um projeto na Iniciação Científica, como bolsista

no Programa PIBIC-CNPq, sendo que meu objeto de estudo

e investigação se inicia juntamente com esta carta pedagó-

gica, a qual contribui com minha reflexão sobre a prática em

minha etapa final do curso de Licenciatura em Pedagogia.

Esta carta foi produzida com o objetivo de análise às

contribuições de Paulo Freire em sua obra Pedagogia da Au-

tonomia e suas evidências presentes no cotidiano da edu-

cação básica, através de observações realizadas no espaço

escolar em uma escola de rede pública de ensino na cidade

1

A presente carta elaborada foi inspirada na prática docente realizada no

ano de 2017 durante o período de estágio III do curso de Licenciatura em

Pedagogia, o qual orienta o aluno a atuar com anos iniciais, originando o

título desta carta pedagógica: “Desmistificando Paulo Freire: Revitalizando

a leitura de Pedagogia da Autonomia”.

2

Universidade de Caxias do Sul, Bolsista de Iniciação Científica – Programa

PIBIC-CNPq. E-mail:

tcramilho@ucs.br.

Coorientadora: Joanne Cristina Pedro