Table of Contents Table of Contents
Previous Page  73 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 73 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

73

EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

DIÁLOGOS ENTRE RANCIÈRE

E PAULO FREIRE

Tyler Olsen

1

Palavras-chave:

Rancière. Freire. Educação emancipatória.

Ontologia.

No campo dos estudos educacionais nos Estados Uni-

dos, Paulo Freire e Jacques Rancière são dois estudiosos da

educação emancipatória, que atualmente são utilizados em

muitos trabalhos teóricos. Porém, cada vez mais os con-

ceitos de Rancière são citados como caminhos para evitar

os chamados problemas da teoria Freireana. Por exemplo,

Sarah Gallaway (2012) chama atenção a vários aspectos

da teoria Freiriana que têm sidos criticados historicamen-

te pelos numerosos teóricos. Ela propõe que o trabalho de

Rancière evita todos esses problemas. Uma dessas críticas é

que Freire supõe uma ontologia do ser humano e da socie-

dade, apresentada como tantas “verdades” que podem ser

conhecidas de antemão, um conhecimento que os demais

críticos insistem que é impossível além de ser indesejável.

Rancière pretende prevenir essa crítica por simplesmente

evitar todas as afirmações ontológicas, tratando-as como

“opiniões.” Mostrarei que além desse malabarismo das pala-

vras, Rancière também tem uma ontologia, e que a ontolo-

gia dele é menos capaz de apoiar uma prática de educação

emancipatória e social. Ao contrário, a teoria Rancièreana

declara (como “opinião”) que emancipação não pode ser

um processo social, porém existe como um processo indi-

vidualizado. Ademais, a teoria Rancièreana também declara

(como “opinião”) que qualquer instituição social, inclusive

qualquer instituição de educação, é necessariamente estru-

1

Mestre em Ciências Politicas pela City University of New York. Atualmen-

te faz pesquisa como bolsa Fulbright na Unisinos, no PPG em Educação.

Email:

tolsen@gradcenter.cuny.edu.