Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2009 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2009 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2009

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E

TECNOLOGIAS: A EDUCOMUNICAÇÃO

COMO PROPOSTA DE ENSINO-

APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO

Romulo Tondo

1

Patrícia Signor

2

Resumo:

Este texto tem como objetivo compartilhar o cená-

rio pedagógico desenvolvido durante o segundo semestre

de 2017 com as educandas e educandos do curso de Pe-

dagogia do CESURG. Para tanto, é evidência a Educomuni-

cação como uma alternativa para o trabalho coletivo entre

jovens de graduação, bem como a construção de oficinas

educativas para descolonização do olhar dessas educandas

e desses educandos diante dos usos das tecnologias da in-

formação e comunicação para fins pedagógicos.

Palavras-chave:

Educomunicação. Pedagogia. Tecnologia.

INTRODUÇÃO

O cenário educacional encontra-se em constante

transformação diante da presença das tecnologias da infor-

mação e comunicação (TIC) no cotidiano de educandas e

educandos brasileiros. Este artigo apresenta os resultados

obtidos a partir da componente curricular “Comunicação,

Educação e Tecnologias”, do curso de Pedagogia do Centro

de Ensino Superior Riograndense - CESURG, no município

de Sarandi, região norte do estado do Rio Grande do Sul.

Alocada no terceiro semestre da matriz curricular, a

componente tem como objetivo principal sensibilizar e ins-

1

Comunicador Social (UFSM) e Mestre em Comunicação (UFSM/2016).

Docente do Centro de Ensino Superior Riograndense – CESURG. E-mail:

romulotondo@gmail.com

2

Coordenadora e Docente do Curso de Pedagogia do CESURG. Doutoranda

em Educação pela UFSM. E-mail:

psignor89@gmail.com