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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

OS CONFLITOS E A PRODUÇÃO SOLIDÁRIA

COMO MOMENTOS EDUCATIVOS: REFLEXÕES

PARA UMA TEORIA DA AÇÃO DOS OPRIMIDOS

Carlos R. S. Machado

1

Tainara F. Machado

2

INTRODUÇÃO

Na última década muitos países da América Latina fo-

ram governados por partidos e alianças progressistas com

caráter democratizantes e de distribuição de renda e polí-

ticas aos mais pobres e excluídos, como exemplo a Argen-

tina, a Venezuela, a Bolívia, o Paraguai, o Uruguai, o Equa-

dor, etc...e, assim, se contrapuseram às políticas neoliberais

e reestruturativas que predominaram na região nos anos

1990. No entanto, apesar dos aspectos positivos de tais po-

líticas, os mesmos governos democratizantes e progressis-

tas tiveram a mesma relação com a natureza/meio ambiente

que governos neoliberais que assim se mantiveram (ex. Co-

lômbia e Peru) tanto, no Brasil e no Uruguai (MACHADO C.

RS, VARELA, 2015) daquilo que Maristela Svampa chamou

de “consenso das commodities” (2012, 2016). Ou seja, a ex-

ploração da natureza (recursos, águas, terras) através da mi-

neração, do agronegócio, da exploração mineira e petroleira

ocorreu da mesma forma que os governos neoliberais. Por

outro lado, no caso brasileiro, conforme Leonardo Boff, os

governos do PT criaram consumidos, inseriram populações

no consumo, e não em espaços de cidadania, de participa-

ção e de construção de um projeto nacional e participativo.

Além de, para governarem terem se aliado as “velhas” clas-

ses dominantes, que quando não lhes foi mais necessário

se articularam com a oposição e grupos financiados do ex-

1

Prof. Dr. da FURG e do Observatório dos Conflitos Urbanos e Ambientais

do extremo sul do Brasil.

2

Mestra em Educação pelo PPGDU/FACED/UFRGS, Educadora Social e Pe-

dagoga no Coletivo de Educação Território popular.