Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1443 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1443 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1443

EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS

DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) A PARTIR

DE QUESTÕES E INFLUÊNCIAS FREIRIANAS

Gabriel Nunes Ramos

1

A prática docente sempre foi tema de longas discus-

sões no campo da educação. Inúmeros projetos, iniciativas,

movimentos e reformulações já foram testados – porém,

o que parece, é que ou eram ideológicos demais, ou não

cabiam nas necessidades da escola brasileira. Dentre esses

movimentos na área da educação, poucos seguiram ideias

propostas por pensadores brasileiros. É inegável que ain-

da estamos estreitamente entrelaçados por influências co-

loniais que, consequentemente, manifestam-se em nossas

políticas nacionais, seja na réplica de modelos estrangeiros

ou na apropriação de pensamentos coloniais. Para enten-

der melhor: “vivemos em sociedades nas quais não se pode

entender a opressão ou a dominação, a desigualdade, sem

a ideia de que continuamos sendo, em muitos aspectos, so-

ciedades coloniais” (SANTOS, 2007, p. 59). Dessa forma, bus-

ca-se identificar pressupostos criados por Paulo Freire para

legitimizar (ou não) um movimento específico e recente: O

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

(PIBID). É nessa perspectiva que esta pesquisa almeja com-

preender os objetivos teóricos do

PIBID, tendo como hipó-

tese que foi criado para desenvolver a capacidade prática

dos alunos de licenciatura. A justificativa para trabalhar esse

programa em questão se dá pela experiência prévia que o

pesquisador teve ao atuar, por um ano, como bolsista, além

de se tratar de um projeto recente. Assim, o estudo tem

como objetivo verificar a (i)legitimidade do programa a par-

tir de três objetivos do decreto, que definem as finalidades

1

Graduando de Letras Português-Inglês na Universidade do Vale do Rio dos Si-

nos – UNISINOS, bolsista FAPERGS no PPG em Educação,

ramosgabrielnunes@ gmail.com