Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1349 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1349 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1349

EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

CARTA PEDAGÓGICA RODAS DE

DIÁLOGO: REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA

DO GESTOR ESCOLAR NA ERA DIGITAL

Eliane Soares da Silva

Professora Ana Lúcia Freitas,

Conhecer você foi muito importante para meu cresci-

mento como gestora educacional. Na participação da dis-

ciplina de Metodologias de Ensino Superior no Mestrado

Profissional em Gestão Educacional da Unisinos, onde tive a

oportunidade de vivenciar momentos reflexivos sobre teo-

rias no campo da educação, tanto no ensino superior como

na educação básica. E mais precisamente no trabalho en-

volvendo a Teoria de Paulo Freire, que me proporcionou re-

tomada de estudos já realizados durante a Licenciatura em

Pedagogia, década de 90, a respeito da contribuição de Pau-

lo Freire para a formação docente. Recordar, reviver e com-

partilhar, foram momentos importantes durante as aulas,

como também pensar em novas formas de registros para o

contexto da educação digital. O uso do Diário de Registros

(FREITAS, MACHADO e SOUZA, 2017), aliado à produção de

vídeos, registros fotográficos e apresentação em prezi, trou-

xeram novas possibilidades para o processo reflexivo duran-

te as aulas e saídas de estudos. Assim, vimos na teoria e na

prática que “Paulo Freire compreende o registro como ins-

trumento de apoio à reflexão sobre prática.” (FREITAS, 2010).

E relendo meu Diário de Registros encontrei escritos sobre

minha participação no XI Seminário Nacional Diálogos com

Paulo Freire, que ainda não tive a oportunidade de compar-

tilhar com você. Assim, nas linhas que seguem, compartilho

estes registros e sua importância para a formação de gesto-

res escolares.

O XI Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire –

Democracia, Escola, Campo e Cidade: Estratégias de Inter-