Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1437 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1437 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1437

EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

O ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO

E A AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: UM

ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA

NO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL

Simone Beatriz Rech Pereira

1

Andréia Morés

2

Prezadxs leitorxs,

A presente carta busca apresentar o trabalho de pes-

quisa que encontra-se em andamento em uma escola no

município de Caxias do Sul e investiga a avaliação em ma-

temática no ensino médio politécnico. Também faz uma re-

tomada das reflexões e indagações que contribuíram para

que eu, professora de matemática da rede pública, pudesse

repensar sobre minhas próprias práticas educativas.

Antes das mudanças atitudinais em sala de aula, con-

sidera-se importante a tomada de consciência docente que,

na minha trajetória, iniciou-se em um seminário de educa-

ção proposto como formação aos professores da rede es-

tadual, no ano de 2013. Ao escutar a frase vinda de uma

integrante da plateia: “Professor, pra quem você trabalha?”,

a inquietação tomou conta de meus pensamentos e mer-

gulhada na frustração dos resultados de meus alunos com

as práticas tradicionais que reproduzia em sala de aula, fui

obrigada, pelo meu senso crítico, a buscar respostas pelo

fracasso escolar na minha área de atuação. Já havia percebi-

do que o problema não estava apenas comigo, minha área

de forma geral, apresentava gigantescos índices de repro-

vação e contribuía significativamente para a evasão escolar.

No ano de 2013, já estava em curso a implementação

do Ensino Médio Politécnico nas escolas estaduais gaúchas e

1

Universidade de Caxias do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação

(PPGEdu). E-mail:

sbrperei@ucs.br.

2

Universidade de Caxias do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação

(PPDEdu). E-mail:

anmores@ucs.br