Table of Contents Table of Contents
Previous Page  63 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 63 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

63

EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

CARTAS A OUTROS PROFESSORES

1

:

KUSCH, SARMIENTO E FREIRE

Daniela Corte Real

2

Carta a Rodolfo Kusch

Caro RK, não sei se compreendi o que você pretendia

quando trouxe para seus estudos a ideia da sedução da bar-

bárie entendida como o desejo proibido. Mas fiquei muito

feliz ao descobrir que temos muitos livros em comum em

nossas bibliotecas pessoais e que compartilhamos o gosto

por textos de Freire. Meu ‘amigo’ Paulo me diria que ficou

muito lisonjeado ao saber que você bebeu de sua fonte e

que a

Filosofia de

La Libertación

tem inspiração na Educação

como Prática da Liberdade.

Se tiver tempo e essa carta chegar até você gostaria

que falasse sobre a relação dialógica entre

pulcritud

e

hedor

.

Não sei se o medo de entendermos o que eles significam

é maior do que o medo de ‘sair da caverna’! Preciso dizer

que respirei quando ouvi que você respirou quando chegou

ao trabalho de Freire. Vê, nossas cartas se justificando pelo

discurso do outro.

Penso que trazer as discussões sobre o desenvolvi-

mento são significativas e que trabalhar com a educação

para o povo é algo que sempre me (e nos) provocou. Resta

perguntar: A quem interessa educar o povo? Educar o povo

1

Este texto foi escrito durante as

Jornadas Interuniversitarias de Pos Gra-

dos en Educacion: Educacion y emancipación en el pensamiento latinoa-

mericano

(Tandil/Argentina) em 2017. Naquela ocasião os pesquisadores

e professores da

Universidad Nacional Del Centro de La Provincia

de Bue-

nos Aires (UNICEN) apresentaram alguns autores argentinos da área da

educação e solicitaram aos pesquisadores brasileiros que apresentassem

trabalhos, exclusivamente, sobre Paulo Freire. Essa carta nasce a partir das

possibilidades de diálogo entre esses autores e Freire.

2

Universidade de Caxias do Sul (UCS), Programa de Pós-Graduação em

Educação (PPGE), bolsista CAPES/PROSUC,

dcreal@ucs.br

.