Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1897 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1897 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1897

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

PAULO FREIRE E FRANCISCO JULIÃO:

QUANDO DOIS CAMINHOS SE ENTRECRUZAM

Éder da Silva Silveira

1

Falconiere Leone Bezerra de Oliveira

2

Amanda Assis de Oliveira

3

RESUMO:

Paulo Freire e Francisco Julião foram figuras im-

portantes para os movimentos sociais nas décadas de 1950

e 1960. Ambos participaram dos esforços coletivos contra-

-hegemônicos da época e pensaram à educação, em espe-

cial à Educação do Campo. Nascido no ano de 1915, Fran-

cisco Julião Arruda de Paula era formado em Direito e foi um

expressivo político pernambucano, presidente e defensor de

Associações Camponesas de seu Estado. Embora tenha se

destacado como deputado estadual e federal pelo Partido

Socialista Brasileiro (PSB), Julião ficou conhecido dentro e

fora do Brasil como líder das Ligas Camponesas. Paulo Freire

nasceu no ano de 1921, também era formado em Direito e

foi um expressivo pensador da educação brasileira, princi-

palmente no que se diz respeito à alfabetização de Adultos

da área rural do nordeste que, segundo Santos, Amorim e

Castros (2012), compunham um grande número de excluí-

dos. O presente trabalho busca refletir sobre as influências

de Francisco Julião no pensamento de Paulo Freire. Meto-

1

Professor pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação e

do Departamento de História e Geografia da Universidade de Santa Cruz

do Sul – UNISC. Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos

Sinos – UNISINOS, com estágio na EHESS de Paris; Mestre e Pós-doutor em

Educação pela PUC-RS. Grupo de Pesquisa: História, Memórias e Narrativas

em Educação – CNPq. E-mail:

eders@unisc.br

2

Doutorando em Educação na UNISC. Mestre em Educação pela Universida-

de do Estado do Rio Grande do Norte- UERN e graduação em Pedagogia

pela Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA. Grupo de Pesquisa: Histó-

ria, Memórias e Narrativas em Educação – CNPq. E-mail:

falconiereleone@ gmail.com

3

Mestranda em Educação na UNISC e graduada em História pela mesma

universidade. Grupo de Pesquisa: História, Memórias e Narrativas em Edu-

cação – CNPq. E-mail:

amandaassis1903@gmail.com