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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

O DIÁLOGO EM FREIRE:

POSSIBILIDADE PARA UM ENSINO DE

CIÊNCIAS CRÍTICO EMANCIPATÓRIO

Tierre Ortiz Anchieta

1

Palavras-chave:

Diálogo. Paulo Freire. Ensino de Ciências.

Ensino de Ciências Emancipatório.

INTRODUÇÃO

Na primeira metade do século XX emergiu no Brasil

um movimento bastante forte, com origem européia e com

pensadores brasileiros com forte representação envolvidos,

que é o Movimento da Escola Nova, que tinha como pe-

dagogia a mudança na mentalidade dos educadores e nas

práticas pedagógicas, dando uma maior autonomia aos es-

tudantes, substituindo o ideário de passividade sobre os es-

tudantes que tinha até então.

Muitos críticos da Escola Nova falavam que esse mo-

delo de escola não prezava pelo conteúdo e que a escola era

deixada a espontaneidade dos estudantes, entretanto, o es-

colanovismo (MENEZES E SANTOS, 2001), foi um movimen-

to muito importante e inovador para a educação, visto que

se pautava na diversidade, no qual se respeitava a individua-

lidade dos sujeitos sendo bastante eficaz para a construção

de uma sociedade democrática, como estava se buscando

naquela época.

Este movimento despertou uma questão que se tor-

nou de grande importância para a educação, que é a relação

com as ciências, no qual o Ensino de Ciências (EC) e a Ciência

em si, tiveram um papel muitas vezes central em cada mo-

mento e reforma na educação.

1

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Programa de Pós Gra-

duação em Educação Científica e Tecnológica – PPGECT. Capes – PROEX.

E-mail:

ortiztierre@gmail.com