Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1361 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1361 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1361

EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

CONTRIBUIÇÕES E REFLEXÕES DE PAULO

FREIRE NA INCLUSÃO DOS ESTUDANTES

COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA COMUM

Naiara Greice Soares

1

Guacira de Ávila Javornik

2

Resumo:

A reflexão que configura este artigo resulta de es-

tudos sobre a inclusão na escola comum, tendo como su-

porte a Política Nacional de Educação Especial sob a Pers-

pectiva da Educação Inclusiva, e como arcabouço teórico, as

obras de Paulo Freire. Estabelecer uma relação entre a teoria

freireana de educação e a inclusão é almejar a transforma-

ção de uma realidade opressora, excludente e discriminado-

ra para uma tão sonhada educação para todos. Ou seja, uma

prática libertadora, por meio da qual as multiplicidades que

envolvem o ser humano sejam os elementos impulsionado-

res desta transformação. O percurso metodológico alicerça-

-se na pesquisa bibliográfica, associando leituras e observa-

ção da realidade à interpretação e análise crítico-reflexiva.

Palavras-chave:

Educação inclusiva. Escola comum. Prática

libertadora. Teoria freireana de educação.

INTRODUÇÃO

Na contemporaneidade, a Educação Inclusiva é con-

siderada um direito incontestável nas escolas. Apesar do

valor atribuído, ainda é necessário que as mais diferentes

instâncias educacionais ofertem uma educação de qualida-

1

Mestranda em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul –

Campus Erechim. Especialista em Tradução/Interpretação e Docência em

LIBRAS. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

do Rio Grande do Sul – IFRS, disciplina Letras - Língua Brasileira de Sinais

– LIBRAS. Tradutora e Intérprete de LIBRAS e Língua Portuguesa. E-mail:

s.naiara@hotmail.com.

2

Mestranda em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul –

Campus Erechim. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Professora da Educação Especial e Alfabetizadora da Rede Municipal de

Erechim. E-mail:

guacirajavornik@yahoo.com.br.