Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1723 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1723 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1723

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

O PRAZER E O GOSTO DA LEITURA

E ESCRITA COM A TURMA 2º ANO:

EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS

A PARTIR DE PAULO FREIRE

Angela Aparecida do Nascimento

1

RESUMO:

O trabalho apresenta uma experiência de alfabe-

tização com a turma do 2º ano o qual é processo de um tra-

balho metodológico desenvolvido no ano anterior ( 2017) e

que continua este ano. Neste decurso compreendemos, ins-

pirados em Freire, que na alfabetização precisamos de amor,

alegria, comprometimento e responsabilidade para poder

realizar um trabalho competente e sério. Acreditar que cada

criança é sujeito da sua própria história é compreender que

podemos criar e transformar o mundo (Freire, 1979). No de-

correr do semestre foram desenvolvidos vários formas de

alfabetização para que os alunos pudessem aprender a ler

e escrever. Com a certeza de que cada criança tem o seu

tempo para desenvolver o seu amadurecimento e é impor-

tante que o professor tenha essa consciência e respeitá-los

na diversidade. O relato descritivo é uma reflexão pessoal,

mas que está relacionada a um trabalho coletivo.

Palavras-chave

: Alfabetização. Afetividade. Leitura e escrita.

Alegria.

INTRODUÇÃO: EXPERIÊNCIA DE CONTINUIDADE DA

ALFABETIZAÇÃO COM A TURMA DO 2 º ANO

Quanto mais me capacito como profissional, quan-

to mais sistematizo minhas experiências, quanto

mais me utilizo do patrimônio cultural, que é patri-

mônio de todos e ao quais todos devem servir, mais

aumenta minha responsabilidade com os homens.

1

Pedagoga pelo curso de Pedagogia com ênfase em Educação Popular (PU-

CRS e AEPPA) e especialista em Educação Popular e Movimentos Sociais (

ISEI de Ivoti, Instituto Brava Gente e AEPPA). Professora da educação básica.