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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1851

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E EDUCAÇÃO

POPULAR: UM DIÁLOGO ENTRE GOHN E FREIRE

Thiago Ingrassia Pereira

1

Palavras-chave:

Educação popular. Educação não formal.

Maria da Gloria Gohn. Paulo Freire.

ABRINDO O DIÁLOGO

A educação é um processo cultural permanente e res-

ponsável pela própria humanização. Nesse sentido, passa,

mas vai além da escola, entendida como instituição formal.

Na escola, a educação é também ensino, é método, é orga-

nização de um currículo. Portanto, a escola ensina e educa, é

um lugar, afinal, feito de gente.

Esse ensaio assume a importância dos espaços de edu-

cação não formal na atualidade e reflete com base em Maria

da Gloria Gohn e Paulo Freire acerca da educação popular

como parte de uma estratégia de formação e conscientiza-

ção das classes populares. É um texto que convida ao diálo-

go e a permanente e necessária atualização do pensamento

de Freire a partir de outras leituras e novas “pontes” teóricas.

Dessa forma, interessa a análise conceitual do que se

compreende por educação não formal e sua relação com

a educação popular. Estudaremos alguns textos de Gohn

e Freire para sustentar a argumentação sobre o tema em

pauta, embora nesse momento nosso enfoque seja sobre o

artigo “Educação não formal, participação da sociedade civil

e estruturas colegiadas nas escolas” de Gohn (2006) e o livro

“Pedagogia do compromisso: América Latina e educação

popular” (2008) de Freire.

DO QUE SE TRATA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL?

Educação é um conceito por vezes amplo e difuso. Se

a educação está em todo o lugar, onde ela está de fato?

1

Sociólogo, Doutor em Educação. Professor da UFFS Campus Erechim.

E-mail:

thiago.ingrassia@uffs.edu.br