Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1661 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1661 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1661

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

EXPECTATIVAS REPUBLICANAS

BRASILEIRAS PARA A EDUCAÇÃO

ESCOLAR BÁSICA DE QUALIDADE

Laís Basso

1

Palavras-chave

: Educação como direito. Aprendizagem e

desenvolvimento.

CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

A escola de qualidade e a sua função na sociedade

são o foco de preocupação desta pesquisa, sobretudo, pelas

expectativas pessoais que deposito nessa instituição, como

caminho de oportunidades para que os brasileiros acredi-

tem que o país possa ser um lugar melhor de se viver e que

cada um tem um papel nesse movimento de mudança, que

é lento, mas que precisa contar com o apoio e empenho de

todos. O objetivo foi identificar e compreender as princi-

pais expectativas sociais acerca do que seja Educação Esco-

lar Básica de Qualidade. A análise baseou-se em referências

republicanas brasileiras, via legislação e avaliações em larga

escala (ENEM e PISA). A centralidade da pesquisa está na se-

guinte questão: o que se espera da Educação Escolar Básica

brasileira de Qualidade? Essa temática teve sua origem em

questionamentos que perpassam a carreira de professora e

servidora pública da área da educação ao experienciar si-

tuações diversas em que se evidencia a incompatibilidade

da Educação Escolar Básica que vem sendo proporcionada,

com aquilo que todos esperam ser o papel da escola. Em

meio a situações de impotência e desânimo emergem cami-

nhos possíveis na medida em que o acesso ao conhecimen-

to e ao desenvolvimento humano é assumido como direito

de todos os cidadãos e função central da instituição escolar.

1

Universidade Federal de Santa Maria

campus

Frederico Westphalen, Nú-

cleo de Apoio Pedagógico,

basso.lais@yahoo.com.