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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

UM PACTO PARA APRENDER

Adelmar Alberto Carabajal

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INTRODUÇÃO

Este trabalho, inscrito no “Eixo Paulo Freire: políticas

públicas e a gestão educacional” apresenta o relato de uma

experiência de gestão pública participativa na área da edu-

cação municipal cujos resultados evidenciaram melhoria dos

indicadores de Qualidade Social da Educação. Trata-se da

gestão educacional da Rede Municipal de Ensino de Novo

Hamburgo da denominada Administração Popular (2009-

2016).

OBJETIVOS:

- Avaliar os resultados de gestão educacional que pro-

curou uma relação de participação popular e imbricamento

entre Estado e Sociedade.

- Verificar as possibilidades de enfrentamento, com re-

solutividade ou melhoria, de problemas educacionais atra-

vés da Educação Integral e de ações intersetoriais dentro da

Administração Pública Municipal.

REFERENCIAL TEÓRICO:

O trabalho se coloca dentro da perspectiva histórico-

-crítica. Autores referentes: Paulo Freire, José Clóvis de Aze-

vedo e Jaqueline Moll.

METODOLOGIA

Uso de Análise de documentos.

1

Mestre em Educação