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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1269

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

O INCABAMENTO COMO CONDIÇÃO

ONTOLÓGICA PARA AUTO(TRANS)FORMAÇÃO

PERMANENTE DE PROFESSORES

1

Joze Medianeira dos Santos de Andrade Toniolo

2

Celso Ilgo Henz

3

OS CÍRCULOS DIALÓGICOS INVESTIGATIVO-

FORMATIVOS

A proposição dos Círculos Dialógicos Investigativo-

-formativos

4

surge a partir das inquietações e estudos, no

que se refere aos delineamentos metodológicos da pes-

quisa

com

e

a partir

de Paulo Freire. Essa proposição não

se configura em um método a ser seguido, mas em uma

proposta epistemológico-política que vem sendo construí-

da e assumida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas “

Dialo-

gus

: educação, formação e humanização com Paulo Freire”,

orientando a dinamização dos encontros de estudo e pes-

1

O presente texto traz alguns recortes da construção da Tese: “Professores-

-formadores dos Cursos de Licenciatura do Instituto Federal Farroupilha/RS:

diálogo e amorosidade nos processos auto(trans)formativos

da/na

docên-

cia” (PPGE/UFSM), de minha autoria e orientada pelo Prof. Dr. Celso Ilgo

Henz. A pesquisa encontra-se em andamento, na fase de construção dos

dados com os professores que são os interlocutores/coautores da pesquisa.

2

Doutoranda em Educação (PPGE/UFSM), professora do Instituto Federal

de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) e pesquisadora do

Grupo de Estudos e Pesquisa Dialogus: educação, formação e humaniza-

ção com Paulo Freire. E-mail:

jozemsa@gmail.com

3

Professor Dr. da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pesquisa-

dor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM) e líder do

Grupo de Estudos e Pesquisa Dialogus: educação, formação e humaniza-

ção com Paulo Freire. E-mail:

celsoufsm@gmail.com.

4

Uma abordagem mais aprofundada a respeito da proposta dos Círculos

Dialógicos Investigativo-formativos pode ser encontrada no livro: HENZ,

Celso Ilgo e TONIOLO, Joze Medianeira dos S. de A. (org.). Dialogus: cír-

culos dialógicos, humanização e auto(trans)formação de professores (São

Leopoldo: Oikos, 2015) ou no artigo “Paulo Freire no âmbito da pesquisa:

os Círculos Dialógicos Investigativo-formativos como possibilidade de re-

invenção dos círculos de cultura e auto(trans)formação permanente com

professores” (disponível em:

http://dx.doi.org/10.5216/ia.v42i2.44026

).