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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

69

EIXO 1 – PAULO FREIRE E DIÁLOGOS INTERNACIONAIS

CARTAS A UNS PROFESSORES

1

:

JOSÉ MARTÍ E SAUL TABORDA

Daniela Corte Real

2

Caro leitor, acho importante escrever a você explicitan-

do minha vontade de elaborar esta síntese (do dia de traba-

lho) sob a forma de Cartas dirigidas a uns professores. Faço

essa opção porque as cartas no meu entendimento são mais

pessoais, subjetivas, não pretendem a cientificidade, não se

enquadram em categorias e modos de ver, de ser e de cons-

truir conhecimento. Não pretendem ser verdades constituídas

como bem comum. Cartas comunicam. São desdobramentos

dos ecos que reverberaram após a escuta atenta das falas dos

colegas professores e pesquisadores ocorridas em Tandil/AR

na

Universidad Nacional Del Centro de La Provincia de Buenos

Aires

(UNICEN), no dia 18 de setembro.

A ideia de escrever cartas veio ancorada nas leituras

que tenho feito das obras de Paulo Freire ao longo de mi-

nha formação acadêmica. Penso nas cartas como potentes

dispositivos que atravessam as possibilidades de redação

do texto científico. Penso nelas como algo que permeia os

entrelaçamentos daquilo que pensamos ser uma tese para

refletir: que

aquilo que permanece é a mudança

. As cartas

são leituras possíveis, subjetivas, amorosas e, porque não,

criticas. Leituras de mundo que precedem a leitura da pala-

vra, mas que não podem prescindir da escuta atenta de um

outro – até então (des)conhecido – que é legítimo justamen-

1

Este texto foi escrito durante as

Jornadas Interuniversitarias de Pos Gra-

dos en Educacion: Educacion y emancipación en el pensamiento latinoa-

mericano

(Tandil/Argentina) em 2017. Naquela ocasião os pesquisadores

e professores da

Universidad Nacional Del Centro de La Provincia

de Bue-

nos Aires (UNICEN) apresentaram alguns autores argentinos da área da

educação e solicitaram aos pesquisadores brasileiros que apresentassem

trabalhos, exclusivamente, sobre Paulo Freire. Essa carta nasce a partir das

possibilidades de diálogo entre esses autores e Freire.

2

Universidade de Caxias do Sul (UCS), Programa de Pós-Graduação em

Educação (PPGE), bolsista CAPES/PROSUC,

dcreal@ucs.br.