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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

715

EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO

A INCLUSÃO DIGITAL NO PROEJA: PARA

ALÉM DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Ana Rosaura Moraes Springer

1

Andréa Ribeiro Gonçalves

2

Marcia Amaral Correa de Moraes

3

Palavras-chave:

PROEJA, Inclusão digital, Ensino híbrido.

INTRODUÇÃO

Em uma sociedade em frequente transformação e mu-

danças adaptar-se é questão de sobrevivência. A necessi-

dade de aprender a lidar e a entender como as ferramentas

tecnológicas funcionam é uma forma das pessoas sentirem-

-se incluídas, mas também de fazer parte ativa da família, da

escola, do trabalho e de grupos sociais.

O ambiente educacional costuma ser a  única oportu-

nidade disponível para a maioria dos estudantes da Educa-

ção de Jovens e Adultos (EJA) receberem o ensino da infor-

mática e, por conseguinte,  vivenciar o processo de inclusão

digital. Incluir digitalmente significa buscar meios de apro-

priação das tecnologias pelos estudantes através do contato

com instrumentos e acessórios presentes no cotidiano, não

apenas no trabalho, mas também no lazer e na rotina diária

das pessoas, como caixas bancários eletrônicos, lojas e su-

permercados. Além disso, é  para o seu próprio empodera-

mento, enquanto sujeitos cujos direitos foram negados ao

longo da história.

Os estudantes da EJA são os que mais enfrentam di-

ficuldades no acesso e na aprendizagem digital. Os cursos

1

IFRS-campus Porto Alegre, Mestrado Profissional em Informática na Edu-

cação,

anaspringer@uol.com.br

2

IFRS-campus Porto Alegre, PROEJA - Técnico em Administração,

andrearigonca@gmail.com

3

IFRS-campus Porto Alegre, Mestrado Profissional em Informática na Edu-

cação,

marcia.moraes@poa.ifrs.edu.br