Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1179 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1179 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1179

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

CARTA A QUEM OUSA RESISTIR

Eliane Renata Steuck

1

Márcia Pereira Silva

2

Márcia Madeira Malta

3

Queridos e queridas Educadoras

Escrevemos esta carta pedagógica por múltiplas ra-

zões, mas, a escrevemos, especialmente, porque ao longo da

história da humanidade, a escrita, a poesia e a arte se cons-

tituíram como um espaço de fuga das mais variadas repres-

sões vividas em cada diferente tempo histórico. Tudo que,

por alguma razão – e são muitas as razões -, “não pode” ser

manifesto através das “formas” e “caixas”, encontram nestas

vias, muitas vezes consideradas marginais, seus espaços de

‘entre linhas’, de ‘não-dito’.

Pois está aí um dos muito porquês de escolhermos

resistir escrevendo.

Desde há muito, a escrita, a música e as mais diversas

manifestações artísticas, personificam ideias e desejos de

cantores, compositores e artistas que se posicionam dian-

te de fatos de discriminações e silencionamentos, impostos

por um sistema fortemente pensado para manter preserva-

do um projeto de encolhimento dos direitos já conquista-

dos. Mas a questão a ser pensada nesta carta é a pensata so-

bre esta escola inventada, forjada para pacificamente aceitar

este projeto de exclusão.

1

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental –

PPGEA, membro do Grupo de Estudos sobre Fundamentos de Educação

Ambiental e Popular – GEFEAP da Universidade Federal do Rio Grande -

FURG. E-mail:

liasteuck@gmail.com

2

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental –

PPGEA, membro do Grupo de Estudos sobre Fundamentos de Educação

Ambiental e Popular – GEFEAP da Universidade Federal do Rio Grande -

FURG. E-mail:

marciacoracoralina@yahoo.com.br

3

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental –

PPGEA, membro do Grupo de Estudos sobre Fundamentos de Educação

Ambiental e Popular – GEFEAP da Universidade Federal do Rio Grande -

FURG. E-mail:

marcia.madeira@riogrande.ifrs.edu.br