Table of Contents Table of Contents
Previous Page  185 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 185 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

185

EIXO 2 – PAULO FREIRE:

MEMÓRIA,

REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO

O LEGADO FREIRIANO: UMA VIDA

E OBRA NA, COM E PELA EDUCAÇÃO

Darlene Cabrera

1

Eliane Lima Piske

2

Luiz Fernando Minasi

3

RESUMO:

Discorrer sobre e com a educação a partir das

contribuições de Freire é uma grande responsabilidade.

Para tanto, assumimos um compromisso dialógico, reflexivo

e pautado na incumbência coletiva, já que os objetivos do

artigo são compreender e destacar a influência do legado

de Paulo Freire na, com e pela a educação, sendo realizada

por meio de uma revisão bibliográfica. Consensuamos com

a revisão que a educação precisa e deve ser compartilhada

entre e com o povo que precisa e deve assumir sua palavra

no e com o mundo, sendo os quefazeres que fortificam e

entrelaçam seus próprios conhecimentos pela apropriação

de novas atuações com e pela educação.

Palavras-chave:

Legado freiriano. Educação. Educador bra-

sileiro. Biografia.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa destacar a influência de Pau-

lo Freire, não apenas no Brasil, mas no e com o mundo, já

que seu legado ultrapassa as fronteiras territoriais e políticas

1

Pedagoga; Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação

Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/FURG); Bolsis-

ta CAPES; e-mail:

darlenescabrera@gmail.com

2

Pedagoga; Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação

Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/FURG); Bol-

sista CAPES; colaboradora do Centro de Referência em Apoio às Famílias

(CRAF/FURG); e-mail:

e.nanny@hotmail.com

3

Pedagogo e licenciado em matemática; Professor Dr. vinculado ao Progra-

ma de Pós-Graduação em Educação Ambiental pela Universidade Federal

do Rio Grande (PPGEA/FURG); e-mail:

lfminasi@gmail.com