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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

611

EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

FORMAÇÃO DOCENTE SOBRE GÊNERO

A PARTIR DO DIÁLOGO: UM REFORÇO

PARA A GESTÃO DAS PRÁTICAS

Vagner Moraes Farias

1

Juliana Brochado da Luz

2

Juliana Brandão Machado

3

INTRODUÇÃO

Discutir as relações de gênero, em âmbito educacional,

tem sido uma prática que vem ocorrendo gradativamente.

Desta forma, ao ingressar no curso de Mestrado Profissional

em Educação da Universidade Federal do Pampa – Campus

Jaguarão, propõe-se a reflexão sobre as relações de gênero

a partir do pensamento das professoras da educação infan-

til, através da pesquisa-ação. Tais professoras fazem parte

de uma rede municipal de educação situada na região me-

tropolitana do Rio Grande do Sul.

A Educação Infantil, primeira etapa da educação bá-

sica, atende aos educandos cuja faixa etária compreende

dos zero aos cinco anos de idade e “tem por finalidade o

desenvolvimento integral” destes sujeitos, em seus aspec-

tos físico, psicológico, intelectual e social” (BRASIL, 1996).

Na intenção de promover o desenvolvimento integral da

criança, os professores acabam enfrentando situações di-

versas. E quando estas fazem relação com os preconceitos,

valorização da diversidade étnica, racial, de gênero, entre

outras é necessário que se adote uma postura coerente, ou

seja, que prime para o bom relacionamento entre todos os

que fazem a escola.

1

Universidade Federal do Pampa, Mestrado Profissional em Educação,

professormfarias@hotmail.com

2

Universidade Federal do Pampa, Mestrado Profissional em Educação,

brochadodaluz@gmail.com

3

Universidade Federal do Pampa, Mestrado Profissional em Educação,

julianamachado@unipampa.edu.br