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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

O ATO POLÍTICO DE EDUCAR: UM CONVITE

AO JOVEM EDUCADOR A LER PAULO FREIRE

Carlos Eduardo Poerschke Voltz

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Queridos educadores e educadoras do Brasil e do

mundo, argumento que o fenômeno da educação é histó-

rico e político, tomando como referência a teoria e a práti-

ca pedagógica de Paulo Freire. A relação entre educação e

política pode ser encontrada ao longo de toda a obra deste

autor, que trabalha com a educação como instrumento de

libertação desde o seu primeiro livro - Educação e atualida-

de brasileira.

A teoria de Paulo Freire é inseparável de sua vida, de

suas lutas, de seus sonhos como educador. Tanto que ele

mesmo se pensava como uma pessoa conectiva, definida

pela conjunção e, a menor palavra para aproximar as coisas,

as pessoas. “A menor palavra que empregamos para somar,

para acrescentar, para criar vínculos, para estabelecer inte-

rações, para pensar em equipe, para fundar o diálogo, para

mudar o mundo” (BRANDÃO, 2010, p. 8).

Paulo Freire nasceu em Recife no dia 19 de Setembro

de 1921, filho caçula de uma família com quatro filhos que

passou por dificuldades econômicas. Em 1947 tornou-se

bacharel em Direito pela Universidade do Recife, desistindo

da profissão logo na primeira causa quando foi contratado

para cobrar a dívida de um dentista que endividou-se para

comprar seus equipamentos de trabalho. Apesar do sonho

em tornar-se advogado, Freire não tolerava a “justiça só em

favor de alguns” (FREIRE, 2010, p. 308). Passou, então, a tra-

balhar com educação ao lado de sua esposa Elza, com quem

deu os primeiros passos em direção ao trabalho com alfabe-

tização de adultos. Esse trabalho, que ficou conhecido como

método Paulo Freire, priorizava principalmente dois elemen-

1

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado em Admi-

nistração,

carlospvoltz@hotmail.com