Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1225 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1225 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1225

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

DISCUSSÕES SOBRE PRINCÍPIOS

EPISTEMOLÓGICOS NA FORMAÇÃO

PEDAGÓGICA DO IF FARROUPILHA

SEGUNDO FREIRE E OUTROS AUTORES

Samuel Müller Forrati

1

Eliane de Lourdes Felden

2

Anderson Daniel Stochero

3

INTRODUÇÃO

A formação inicial de professores é uma temática que

foi investigada, inicialmente, por uma pesquisa bibliográfica,

com a finalidade de identificar as produções contemporâ-

neas que tratam da temática em questão. O IFFar, assume a

formação de professores, como política institucional, desse

modo, é indiscutível a necessidade de empreender ações

capazes de inovar o processo de formação política, científica

e pedagógica dos docentes.

Nesse sentido, faz-se imprescindível questionar acerca

de quais são os saberes docentes necessários para o desen-

volvimento de uma prática educativa progressista.

Numa

perspectiva problematizadora

, é fundamental que a edu-

cação como processo, desafie a procura, “a emersão das

consciências, para que aconteça a inserção crítica do sujeito

na realidade, facilitando a construção da consciência reflexi-

va e politizada acerca dos fios que tecem a realidade social”

(FREIRE, 1983, p.76).

Desta forma, é necessário centrar as preocupações da

educação problematizadora para “o aprofundamento da to-

1

Acadêmico do Instituto Federal Farroupilha,

Campus

Santo Ângelo, Cur-

so de Tecnologia em Sistemas para Internet. E-mail:

<samuel.forrati@ iffarroupilha.edu.br>

.

2

Docente Pedagoga no Instituto Federal Farroupilha,

Campus

Santo Ânge-

lo/RS. E-mail:

<eliane.felden@iffarroupilha.edu.br>

.

3

Acadêmico do Instituto Federal Farroupilha,

Campus

Santo Ângelo, Curso

de Tecnologia em Sistemas para Internet. E-mail:

<anderson_stochero@ yahoo.com.br>

.