Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1837 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1837 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1837

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS

ENTRE PAULO FREIRE, IVAN ILLICH

E A PEDAGOGIA LIBERTÁRIA

Carlos Roberto da Silva Machado

1

Horácio Rodrigo Souza Rodrigues

2

Leonardo Leite da Cunha

3

Palavras-chave:

pedagogia libertadora; sociedade desesco-

larizada; pedagogia libertária; autogestão pedagógica.

INTRODUÇÃO

Dentre as principais considerações críticas acerca da

relação entre educação e sociedade, principalmente no que

concerne a perspectivas de transformação social, desde a se-

gunda metade do século XX até início do XXI, os esforços de

Paulo Freire e Ivan Illich representaram sólidas contribuições

para esta problemática. Para além de suas semelhantes (pre)

ocupações intelectuais, ambos também compartilharam em

vida de tempos e espaços relativamente semelhantes, sendo

que algumas de suas principais obras dizem respeito às déca-

das de 1960 e 1970 abrangendo, entre outras nações, ques-

tões educacionais pertinentes aos países latino-americanos.

Tendo em vista que a América Latina atualmente está

sob ataque das iniciativas neoliberais, com vários países vi-

venciando situações de golpe de estado, consumados ou

não (Brasil, Paraguai, Venezuela). Para, além disso, cada vez

1

Doutor em Educação (UFRGS). Professor de Políticas Públicas da Educação

(IE-FURG), coordenadores do Observatório dos Conflitos do extremo sul

do Brasil,

carlosmachado2004furg@gmail.com

2

Bacharel em Oceanologia (FURG) e mestrando em Educação Ambiental

(PPGEA-FURG), bolsista CAPES/DS, membro do Observatório dos Conflitos

urbanos e socioambientais do extremo sul do Brasil,

horacio.r.sr@gmail.com

3

Licenciado em História (URCAMP), especialista em Alfabetização e Letra-

mento (UNIMEP) e mestrando em Educação Ambiental (PPGEA-FURG),

bolsista CAPES/DS, membro do Observatório dos Conflitos urbanos e so-

cioambientais do extremo sul do Brasil,

leonardolcunha@gmail.com