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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

DIREITOS DE SER E ESTAR: DIVERSIDADE

DE GÊNERO NA ESCOLA BÁSICA

Shirlei Alexandra Fetter

1

Raquel Karpinski

2

Resumo:

Apresentamos, como temática central da proposta

dialógica, a diversidade de gênero no espaço educativo. O

objetivo é fazer uma discussão em relação às identidades de

gênero, com especial ênfase na teoria freiriana. Enquanto

metodologia, buscamos descrever conceitos e relacioná-los

ao pensamento de Paulo Freire. Desse modo, os resultados

apresentam-se sob específica atenção no que se diz respeito

aos direitos e valorização do ser enquanto integrante social,

sujeito de direto e pertencimento aos diferentes ambientes

sociais. Concluímos que o espaço educativo, enquanto insti-

tuição de razões e capacidade, são os direitos básicos de to-

dos os seres humanos. São direitos civis e políticos, direitos

à vida, à propriedade privada, à liberdade de pensamento,

de expressão, de crença, igualdade formal, direitos à nacio-

nalidade, ou seja, permitir ao homem superar os seus an-

seios e medos, satisfazendo suas necessidades e aspirações.

Palavras-chave:

Relação. Direitos. Diversidade. Humanida-

de. Sujeitos.

INTRODUÇÃO

A sociedade contemporânea constitui-se, historica-

mente, por exclusão social. Pensar esse processo dentro

da instituição de ensino nos impede, também, de pensar

na composição da sociedade. Partindo em busca de com-

preensão sobre como as atitudes sociais se constituem e

1

Aluna PEC do Programa de Pós-Graduação em Educação UFRGS,

fettershirlei@gmail.com.

2

Aluna PEC do Programa de Pós-Graduação em Educação UFRGS,

raquelk@ facct.br.