Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1827 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1827 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1827

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

A PRÁXIS PEDAGÓGICA PARA

A REALIZAÇÃO DAS UTOPIAS: UMA

APROXIMAÇÃO ENTRE ERNST

BLOCH E PAULO FREIRE

Rafael de Brito Vianna

1

RESUMO

: Este trabalho é fruto de uma série de reflexões

teóricas promovidas no Seminário “Educação e Possibilida-

de” no Mestrado em Educação- UNISC em 2013 e ministra-

do pela Profª. Suzana Guerra Albornoz. Devido ao atual mo-

mento de aprofundamento de crise, tais reflexões e aproxi-

mações entre Paulo Freire e Bloch se tornam pertinentes, já

que vimos o avanço de políticas neoliberais no Brasil e con-

servadoras e ameaçam a potencialidade emancipatória da

educação em nosso país. Proponho aqui, debater o papel da

escola à luz da emancipação e possibilidades, considerando

as mudanças como frutos do pensamento utópico, materia-

lizadas através da práxis pedagógica. Abrir um diálogo que

mostre a necessidade da prática docente estar embebida no

princípio da esperança vista como libertadora e emancipa-

tória em tempos onde as utopias são massacradas pela na-

turalização das contradições sociais e a resistência se torna

difícil de concretizar em meio ao imediatismo e o balcão

de trocas em que a educação se transformou no contexto

de uma economia global e neoliberal. Metodologicamente,

este trabalho foi construído através de uma revisão biblio-

gráfica para a realização do seminário exposto acima com o

esforço de aproximar o pensamento destes dois a respeito

do conceito de utopias e esperanças entendidas como rea-

lizáveis através da práxis social. No caso específico, proble-

matizar na educação a potencialidade da prática pedagógi-

ca para a transformação das realidades.

1

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Univer-

sidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Bolsista Prosup-CAPES/ Modalida-

de I. Pesquisador do Grupo História, memórias e narrativas em Educação.

E-mail:

rafaelbritov@mx2.unisc.br