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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO

INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS

Caroline Gonçalves Chaves

1

Palavras-chave:

Educação Infantil; Pedagogia; infância.

Porto Alegre, 02 de abril de 2018.

Prezados colegas do XX Fórum de Estudos: Leituras de

Paulo Freire,

Bom Dia!

Venho através desta carta versar sobre alguns apon-

tamentos da relação Educação Infantil e Paulo Freire que

podem passar despercebidos. Os conhecimentos proferidos

por Paulo Freire são cabais e incontestáveis, disso temos

certeza. Suas aplicações na Educação Infantil, contudo, são

nem tanto discutidas quanto os saberes designados a e pro-

feridos por educandos da EJA, por exemplo. Assim, faz-se

libertador e crucial reconhecer Freire como educador res-

ponsável por tornar a Educação Infantil mais humana e mais

palpável, concordam?

Sobre a prática docente, Freire explana em Pedago-

gia da Tolerância (1995) sobre a luta de mudar, que é difícil,

porém, não impossível. Mudar a compreensão de mundo,

acreditar na boniteza, se reinventar e se tornar um professor

mais preocupado com a realidade de seus alunos, um pro-

fessor-propulsor – um termo que faz referência à Real e Cor-

bellini (2017) – também na Educação Infantil, é necessário.

Quando reconhecemos as crianças pequenas como deten-

toras de saberes importantes, como sujeitos de direitos e de

habilidades tão significativas quanto às de jovens ou adul-

tos, quando os enxergamos como capazes de aprender e de

ensinar desde seus nascimentos, estamos sendo

freireanos

1

Pedagoga. Cursista de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da

Informação e Comunicação (TICs) na Universidade Federal do Rio Grande

do Sul (UFRGS). E-mail:

carolinegch@gmail.com