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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

EDUCAÇÃO POPULAR E NEUROCIÊNCIAS:

CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO

DE EDUCADORES POPULARES

Bruno Augusto Silva

Vilmar Alves Pereira

Palavras-chave:

Contextos. Cultura. Mecanismos Biológi-

cos. Experimentos. Discussões.

PRIMEIRAS PALAVRAS

Este estudo busca fazer diálogo entre a Educação Po-

pular e a neurociência. Neste sentido, o texto tem a intenção

de aproximar as contribuições do campo da neurociência

na atuação do educador em seus contextos de Educação

Popular. Além de estar ciente da realidade de vida e cultu-

ra dos educandos, conhecer alguns mecanismos biológicos

como a distribuição de hormônios relativos ao estresse (RA-

NABIR e REETU, 2011) e ausência de açúcares (que podem

causar o cansaço) (FRITSCHI e QUINN, 2010) ou como a má

distribuição de fluxo sanguíneo cerebral (que pode compro-

meter o aprendizado) (JIONGJIONG

et al.,

2005) e a com-

preensão de como mecanismos genéticos (BISHOP, 2006) e

contingências ambientais (ISHII

et al.,

2010) podem moldar a

psicologia do educando. Acredita-se que estudar isto, pode

impelir o educador a buscar alternativas solidárias que con-

tribui com uma prática educativa que amplia a compreensão

sobre o educando ao compartilhar o aprendizado. Sendo

assim, aulas rápidas e com entusiasmo, experimentos ob-

jetivos e discussões reflexivas que busque um aprendizado

para o exercício da liberdade (FREIRE, 2005), aponta para

o reconhecimento dos sujeitos em sua dimensão integral,

considerando que é necessário compreender as dimensões

neurológicas do educando, juntos as dimensões históricas,

sociais, políticas, míticas, entre outras.